Palmeiras e Santos se enfrentam neste domingo (13), às 18h30, no Allianz Parque. O Clássico da Saudade é válido pela 11ª rodada do Campeonato Paulista.
Após vencer o São Paulo no meio de semana, o Maior Campeão do Brasil quer construir um bom aproveitamento na sequência de jogos contra equipes da elite do futebol brasileiro. Na próxima semana, o time enfrenta Corinthians e Red Bull Bragantino.
Classificado à fase eliminatória do estadual, o Palmeiras é líder do Grupo C, com 23 pontos.
Reprodução/Palmeiras.com.br
Já o Peixe busca sair da situação difícil em que se encontra. Além de manter viva a esperança de avançar às quartas de final do Paulistão, o clube corre risco de rebaixamento à Série A-2. No ano passado, a equipe viveu cenário parecido.
Na terceira posição do Grupo D, o Santos tem 10 pontos, com um jogo a menos que os adversários.
Reprodução/Palmeiras.com.br
Escalações
No lado mandante, como os titulares atuaram no Choque-Rei e podem começar a partida no Dérbi, é possível que o treinador Abel Ferreira opte por uma equipe mista ou reserva diante do clube alvinegro.
Os volantes Gabriel Menino e Patrick de Paula apenas fizeram atividades em campo, mas separados do restante do elenco, sob supervisão do Núcleo de Saúde e Performance. Os dois tiveram problemas no joelho e seguem sendo desfalques.
O zagueiro Luan segue se recuperando de lesão na coxa esquerda.
Um possível Palmeiras: Weverton (Lomba); Mayke, Gustavo Gómez (Kuscevic), Murilo (Renan) e Jorge; Jailson, Atuesta e Gustavo Scarpa; Giovani (Breno Lopes), Navarro e Gabriel Veron. Técnico: Abel Ferreira.
Scarpa e Veron devem trocar de posição ao longo da partida.
No lado visitante, força máxima. Isso, mesmo que o time tenha vindo de uma longa viagem a Teresina, onde bateu nos pênaltis o Fluminense-PI pela Copa do Brasil.
O lateral direito Auro, apesar de ter entrado bem contra o time piauiense, ainda sente falta de ritmo de jogo, após ficar três meses longe dos gramados.
Recuperados de lesão, o também lateral Madson (adutor da coxa esquerda) e o volante Carlos Sánchez (ligamento do joelho direito) treinaram com o grupo, mas ainda são ausências. O lateral esquerdo Felipe Jonathan está em fase de transição física e também é está de fora.
Ainda, o meia Kevin Malthus, quem se recupera de cirurgia no joelho direito, recebeu alta do departamento médico santista, porém o atleta não tem data para voltar a jogar.
O provável Santos: João Paulo; Vinícius Balieiro (Auro), Kaiky, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Camacho, Sandry (Vinícius Zanocelo) e Ricardo Goulart; Ângelo, Marcos Leonardo e Marcos Guilherme. Técnico: Fabián Bustos.
Curiosidades
Palmeirenses e santistas decidiram a Libertadores de 2020, no Maracanã. Breno Lopes marcou o gol da vitória palestrina aos 58 minutos do segundo tempo.
No Palmeiras, Jorge é candidato à Lei do Ex.
No Santos, Ricardo Goulart teve passagem curta e frustrante pelo Verdão.
Expectativa de público
Até às 11h10 deste sábado (12), 34.100 ingressos haviam sido vendidos. Clássicos em São Paulo têm torcida única.
Vale lembrar que essa será a primeira partida em 2022 com o Allianz Parque totalmente liberado. Durante a semana, o Governo do Estado acabou com a restrição de 70% da capacidade dos estádios paulistas e com a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos.
Arbitragem
Árbitro: Raphael Claus.
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Mauro André de Freitas.