Primeiro título Paulista do Palmeiras sem Luxemburgo desde 1976

O Palmeiras é o grande campeão Paulista de 2022, após duas partidas tensas contra o São Paulo. Na ida, 3 a 1 para o Tricolor e, na volta, um sonoro 4 a 0 para o Verdão. A curiosidade deste vigésimo quarto título estadual de sua história é que, nos últimos cinco títulos Paulistas ganhos nos anos de 1993, 1994, 1996, 2008 e 2020, foram sob o comando do histórico técnico Vanderlei Luxemburgo. O último Paulistão vencido pelo Palmeiras em Luxa foi em 1976, no final da chamada segunda Academia de Futebol que o Verdão teve.

À época, o técnico era o ex-jogador e ídolo Dudu, histórico volante das duas Academias de Futebol que o Palmeiras teve, nos anos 1960 e 1970. O jogo decisivo foi contra o XV de Piracicaba e foi a campo com a seguinte escalação: Leão, Valdir, Samuel, Arouca e Ricardo. Pires, Ademir da Guia e Jorge Mendonça. Edu Bala, Toninho e Nei. Mesmo não sendo o time que todo palmeirense que gosta de história sabe de cor e salteado, ainda havia jogadores e grandes ídolos recentes do Verdão daquela década.

O título do Campeonato Paulista de 2022 traz, ao palmeirense, um motivo a mais para idolatrar Abel Ferreira, que quebrou mais um recorde. O primeiro estadual título sem Luxemburgo em 46 anos tem um sabor especial, não só pela quebra deste tabu, mas pelo forma que foi. No jogo de ida, o São Paulo se impôs e dominou completamente o Palmeiras, sobretudo na etapa complementar da partida, chegando a abrir 3 gols de vantagem. O gol de Raphael Veiga trouxe esperança e com certeza serviu de motivação para o elenco palestrino acreditar que a virada era viável. O jogo de volta, no Allianz Parque, foi inversamente proporcional ao do Morumbi, o Verdão amassou o São Paulo em todos os sentidos e igualou o marcador da final ainda no primeiro tempo. Virou 2, acabou 4 e o Palmeiras sagrou-se campeão de forma incontestável.

Há quem desdenhe ou diminua uma conquista estadual, por ser início de temporada e por não ser tão importante. Se o torcedor palmeirense pudesse escolher como ser campeão deste torneio, com certeza seria da forma que foi: em casa, com uma virada histórica e aplicando uma bela goleada sobre um grande rival do Estado.