Prova de Fogo. Palmeiras tem maratona de jogos e põe à prova investimento nas categorias de base

Com uma maratona de 9 jogos em 29 dias, a equipe paulista tenta se provar e entrar de vez no páreo pela disputa de títulos.

Na última quarta-feira (2), o Palmeiras deu início à uma das maiores e mais insanas sequências de jogos dos últimos anos. O confronto de volta pelas oitavas de final da Libertadores contra o Delfin-EQU, foi o ponto de partida para uma maratona de 9 jogos em 29 dias, incluindo Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil. O calendário brasileiro sempre foi muito apertado, fazendo com que as lesões por desagastes físicos fossem consideradas normais. Contudo, com a pandemia do novo coronavirus e a paralisação dos campeonatos, já poderíamos esperar que, quando o futebol voltasse, esse cenário seria cada vez mais desumano para os atletas e, principalmente, para as equipes que vêm brigando por mais de um título.

Nos próximos 26 dias a equipe alviverde tem mais oito confrontos. Quatro pelo Campeonato Brasileiro, onde enfrenta Santos, Bahia, Internacional e Red Bull Bragantino, dois pela semifinal da Copa do Brasil contra o América-MG e dois pelas quartas de finais da Libertadores, contra o Libertad-PAR. Uma sequência dessa proporção pode acarretar em muitas lesões, como aconteceu com Patrick de Paula, contra o Delfin.

Patrick abriu o placar contra o Defin-EQU com uma bomba de fora da área (Photo by Alexandre Schneider/Getty Images)

O meio-campista de apenas 21 anos sentiu uma lesão e desabou com a mão na parte posterior da coxa direita e, após atendimento, deixou o campo de maca e na quinta-feira (3), teve constatada uma contusão que pode o deixar de fora dos gramados por, pelo menos, um mês. Com isso, a equipe encara o desafio de substituir o volante. Com a lesão dele, do veterano Felipe Melo e a rescisão de contrato com Ramires, a posição fica desfalcada. Uma grande aposta pode ser o coringa Gabriel Menino, que já demonstrou versatilidade para jogar em inúmeras posições.

Em entrevista após o jogo, Abel Ferreira comentou sobre a lesão: “Hoje perdemos um jogador, que foi o Patrick, que vem de uma sequência de jogos de alta intensidade e de alta performance. Temos reuniões que nos permitem, a cada jogo, poder escolher aqueles que estão em melhores condições e infelizmente já não tínhamos mais ninguém para poder rodar o Patrick. Ele já estava acima da sua alta intensidade e infelizmente não conseguimos tirar ele a tempo.”

Gabriel Veron foi eleito melhor da partida e participou diretamente de três do cinco gols alviverdes (Photo by ALEXANDRE SCHNEIDER/POOL/AFP via Getty Images)

Este ano, tem sido marcado, dentre outras coisas, por uma aposta muito grande naqueles que sobem das categorias de base. Na partida contra o Delfin foram: 5 gols, 4 marcados por jogadores da base e 5 assistências, 3 de jogadores da base. Dentre eles, o maior destaque e melhor da partida foi Gabriel Veron com 2 gols e 1 assistência na partida.

O Palmeiras enfrenta o Santos na Vila Belmiro, no próximo sábado (05), na tentativa de seguir na arrancada em busca de títulos, mesmo em meio ao calendário apertado.

(Foto de Capa: gettyimages)