|

Santos x Palmeiras: onde assistir, escalações, arbitragem e mais; confira!

Santos e Palmeiras se enfrentam neste domingo (7), às 16h, na Vila Belmiro. Será a primeira vez pós-pandemia que o estádio terá ocupação 100%. O Clássico da Saudade é válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Onde assistir

Na TV aberta, os torcedores poderão assistir pela Globo, nos seguintes estados: SP, RS, PR, GO, TO, MT, MS, AL, PE, CE e PA.

No pay-per-view, o Premiere transmitirá a partida.

Na TV fechada, a TNT Sports cobrirá o jogo, exceto para o estado de São Paulo.

Por fim, o streaming da HBO Max e da Estádio TNT Sports também são opções.

O que está em jogo

O Santos quer se afastar ainda mais da zona de rebaixamento. Na 15ª colocação, o Peixe tem 35 pontos, cinco a mais que o primeiro time no Z4, o Sport.

Além disso, visa quebrar o tabu de não vencer o rival há seis jogos.

A equipe vem embalada por duas vitórias seguidas, após uma sequência ruim no nacional.

Por sua vez, o Maior Campeão do Brasil, que já pensa na final da Libertadores contra o Flamengo, em Montevidéu, busca se firmar no G4. Com 52 pontos, o clube está na terceira colocação.

O Palmeiras embalou uma sequência de vitórias nas últimas quatro partidas, após uma série de resultados e atuações terríveis no Brasileirão.

A equipe também tem uma extrema dificuldade em confrontos contra o técnico Fábio Carille: somente uma vitória em sete jogos. Neles, lembra-se da derrota na polêmica final do Paulista de 2018.

Rivalidade histórica e recente

Nos últimos anos, Palmeiras e Santos protagonizaram algumas decisões, marcadas por muita rivalidade.

Em 2015, a equipe do litoral bateu o alviverde na final do Campeonato Paulista com tons dramáticos: Dudu perdeu um pênalti no jogo de ida e foi expulso no da volta. Em dezembro daquele ano, a redenção: o ídolo palmeirense marcou dois gols na final da Copa do Brasil contra o alvinegro, no duelo no Allianz Parque, onde o Palestra conquistaria o primeiro título da Era Crefisa.

Poucas semanas antes da final, os times se enfrentaram pelo Brasileirão, na Vila Belmiro. O Peixe venceu, com direito à provocação de Ricardo Oliveira, que fez uma careta debochando do goleiro Fernando Prass ao marcar o gol da vitória.

Em provocação, os atletas palmeirenses relembraram a careta de Oliveira, após cobrança de Prass, nos pênaltis, que deu o título ao Palmeiras.

Ainda neste ano, as duas equipes decidiram a Libertadores da edição de 2020. No Maracanã, vitória palmeirense com gol de Breno Lopes aos 53 minutos do segundo tempo.

Porém, o Clássico da Saudade também é marcado pelos confrontos na década de 1960. O Palestra Itália era o único time que fazia frente ao Santos de Pelé.

Àquela época, os estaduais eram as principais competições do futebol brasileiro, e ambas as equipes decidiram a maioria das finais do Paulistão durante esse período, com vantagem santista.