|

Verdão vence Corinthians com autoridade e vai em busca do bicampeonato Paulista

Palmeiras elimina o Corinthians em Itaquera, abre vantagem no retrospecto geral do confronto e se consolida como melhor visitante na arena corintiana

Após uma primeira fase irregular e bem contestada, o técnico Abel Ferreira escalou o Palmeiras com força máxima, pela primeira vez no campeonato, e, mesmo jogando fora de casa, comandou as principais chances do duelo, se garantindo na final do Campeonato Paulista.

O time corintiano até tentou colocar uma pressão e tomar a iniciativa do jogo, com um chute de Luan que passou a direita da meta de Weverton, mas a qualidade técnica do time alviverde logo se sobressaiu e, passados os primeiros minutos, tomou controle do jogo, explorando os espaços deixados pelo adversário.
Logo aos 11 minutos, após uma jogada rápida pelo lado esquerdo da defesa corintiana, Rony chutou cruzado e, no rebote do goleiro Cássio, Victor Luis teve o trabalho apenas de empurrar a bola para o gol vazio e abrir o placar na Neo Química Arena.
O Verdão não diminuiu o ritmo e continuou criando boas jogadas, principalmente pelas laterais. O Palmeiras chegou a ampliar o placar, aos 48 minutos do primeiro tempo, mas o gol foi invalidado pela bandeira Neuza Back, por impedimento de Luiz Adriano, após nova boa jogada de Victor Luis.

Logo na volta do intervalo, o técnico do Corinthians voltou com Gustavo Mosquito e Mateus Vital, para buscar o empate, mas as alterações não causaram o efeito esperado. Na primeira chance da etapa complementar, Rony levou perigo e quase ampliou o resultado. Mesmo com maior posse de bola, o time alvinegro não conseguiu criar chances claras de gol e sequer levou perigo ao gol defendido por Weverton.
Já o Palmeiras, continuava com uma estratégia defensiva bem sólida e armado para as saídas rápidas que levavam sempre perigo.

Aos 30 minutos, o Palmeiras, enfim, conseguiu ampliar o placar. Em uma das rápidas jogadas organizadas pela equipe, Rony e Luiz Adriano envolveram a zaga corintiana em uma bela tabela, e o camisa 10, com extrema categoria, deslocou Cássio, ampliando o placar. 2×0 para o Verdão.

O Corinthians continuou tentando furar a defesa alviverde e conseguiu levar perigo apenas na cobrança de pênalti, desperdiçada por Luan, aos 41 minutos do segundo tempo, ao acertar o travessão.
Ainda houve tempo para as expulsões de Zé Rafael, do Palmeiras, e João Victor, do Corinthians, em confusão na lateral de campo.

Após a derrota, o técnico Vagner Mancini foi demitido do cargo e não comanda mais o Corinthians.
Já o Palmeiras, se garantiu na final do campeonato paulista e irá em busca do bicampeonato da competição estadual, contra o São Paulo de Hernán Crespo. Além da classificação, o Verdão abriu vantagem no confronto geral contra o arquirrival, com 134 vitórias (contra 130 do Corinthians) e também se consolidou como o visitante com maior número de vitórias na arena corintiana: com 5 no total.

(Foto: Marcos Ribolli)