|

Você se lembra? Ituano eliminou o Palmeiras no Paulistão de 2014

Em partida válida pelas quartas de final do campeonato paulista, Palmeiras e Ituano se enfrentam hoje (23) no Allianz parque, às 21:35 (horário de Brasília) após terem se classificado no Grupo C, deixando Botafogo-SP e Mirassol pelo caminho. Para o jogo desta noite, o Verdão é amplo favorito, ostentando a melhor campanha da competição até aqui.

Todavia, o favoritismo não significa certeza de vitória, ainda mais contra um adversário que eliminou o Alviverde na edição de 2014 do Campeonato Paulista. Eram outros tempos, em que o Palmeiras não tinha um elenco estrelado, ainda mandava seus jogos no Pacaembu e acabava de voltar de uma disputa de Série B, no segundo ano de mandato de Paulo Nobre. Mesmo assim, como time grande que é, o Verdão era amplo favorito para a disputa. O revés foi por 1×0, com gol de Marcelinho, jogador oriundo da base do Corinthians. Na ocasião, o Palmeiras foi a campo com Fernando Prass (Bruno), Tiago Alves, Lúcio, Wellington e Juninho. Marcelo Oliveira, Wesley, Mendieta (Valdívia) e Bruno César. Leandro e Alan Kardec (Vinícius). Técnico: Gilson Kleina.

O Ituano provou que não desclassificou o Verdão por acaso e, diante do Santos, na final, sagrou-se campeão paulista pela segunda vez em sua história, em uma emocionante disputa de pênaltis, também no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembú. Os destaques da campanha campeã ficaram para o meia Cristian, com passagem pelo Palmeiras nos anos 2000 e, para o goleiro Vágner, que defendeu o Verdão na campanha do título brasileiro em 2016. Além de dar grande visibilidade, à época, ao técnico Doriva, que estava iniciando sua carreira e que teve passagens posteriores por Athletico Paranaense, Vasco e São Paulo.

Por mais que sejam novos tempos, onde o Palmeiras é o atual bicampeão da América, essa experiência negativa não é impossível de se repetir. Os torcedores palestrinos confiam que Abel Ferreira tem um plano, para não deixar com que isso ocorra. O Verdão deve ir a campo com sua força máxima disponível, que não inclui seus jogadores selecionáveis, como Weverton, Gustavo Gómez e Kuscevic. Provável escalação: Lomba, Marcos Rocha, Murilo, Jailson e Piquerez, Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Scarpa, Dudu e Rony.