Alejandro Márquez: Polivalente e aluno de Sampaoli
Aos 27 anos, o jogador traz ao Paraná uma vontade enorme de vencer e os ensinamentos que o técnico chileno lhe passou
5 de Janeiro de 2019. É confirmada pelo Paraná a contratação de Alejandro Márquez. O volante de 27 anos é o que aspira sua foto no anúncio do clube: seriedade e foco.
Foco nas várias funções que pode fazer, foco na função que se sente melhor fazendo, foco na ambição de levar o tricolor ao acesso, sem pensar em falhar. As passagens por clubes do Chile e pela seleção do país refletem um jogador que não deixa de se dedicar e procura sempre fazer o melhor pelo time, pelos seus companheiros e pelo torcedor.
“Só privilégios” descreveu o atleta sobre o seu momento enquanto jogador de Jorge Sampaoli. Considerando o compatriota chileno muito “correto”, ele não só jogou por Sampaoli como melhorou o seu próprio entendimento do jogo, aprendendo muito do seu papel em campo. A forma de jogar com muita intensidade, muita pressão com marcação alta foram características que se pôde interpretar do que o técnico lhe ensinou e lhe deixou lembranças boas de aprendizado. Ainda em sua visão, essas características são os grandes pontos fortes que Sampaoli tem em sua disposição, fortes o bastante para inspirar e entregar muito do que o torcedor gosta de ver.
Mesmo estando há pouco tempo no Brasil, Alejandro diz com serenidade que é possível os próprios técnicos brasileiros observarem esses detalhes que fundamentam o trabalho do atual técnico do Santos. O jogador que mostra não só bom entendimento para exercer várias funções em campo, como também um entendimento do seu próprio espaço para se adaptar melhor, acaba entregando ao torcedor o melhor do que suas experiências lapidaram em prol de se tornar um atleta mais completo técnica e taticamente.