| |

Campeão em Portugal, Thiago Silva lembra tuberculose curada no FC Porto

A conquista da UEFA Champions League pelo Chelsea teve um significado especial para o zagueiro Thiago Silva, de 36 anos. A partida decisiva aconteceu na cidade do Porto, em Portugal. Esse lugar foi onde o brasileiro sentiu os primeiros sintomas de uma tuberculose em 2005, enquanto defendia o time B do Porto.

Por outro lado, a doença foi diagnosticada na Rússia, após ele ter sido vendido ao Dínamo de Moscou. No entanto, foi em terras portuguesas que ele concluiu o tratamento. Sendo assim, voltar à cidade para conquistar o título mais importante da carreira foi algo muito simbólico para o brasileiro.

“Vivi um dos piores momentos da minha vida no Porto. O FC Porto deu-me toda a assistência. Infelizmente, não pude jogar pelo FC Porto. Fui curado aqui no Porto e acabei por ser campeão da Champions aqui. Acho que as coisas estão nos planos de Deus e não tem como dar errado. Muitas vezes só entendemos depois e eu agora percebo que todo o sacrifício resultou aqui, onde estou a levantar esta taça agora”, disse em entrevista aos canais TNT Sports Brasil.

Por fim, Thiago Silva assinou pelo clube azul e branco há mais de 15 anos, mas, por ser muito jovem, atuou apenas pela equipe B. Nesse sentido, pouco tempo depois, mudou-se para o Dínamo de Moscou, da Rússia. Assim, foi por lá que começou o maior drama da sua vida como jogador de futebol.

Tão jovem, o zagueiro foi diagnosticado com tuberculose, passou praticamente um ano internado e esteve a um passo de encerrar sua carreira. No entanto, deu a volta por cima e tornou-se um dos mais vitoriosos do planeta. No FC Porto, fez apenas 14 jogos na equipa B.