TURIN, ITALY - MARCH 09: Sergio Oliveira of FC Porto celebrates goal with teammates during the UEFA Champions League Round of 16 match between Juventus and FC Porto at Juventus Stadium on March 9, 2021 in Turin, Italy. (Photo by Chris Ricco/Getty Images)
Hoje (06), começaram as quartas de final da Champions, com Liverpool, Real Madrid, Dortmund e Manchester City entrando em campo. Porém, a eliminatória mais bizarra só vai começar amanhã. À primeira vista, o jogo entre Porto e Chelsea não tem nada demais, não passa de uma eliminatória normal entre dois times que já venceram a competição. Ainda assim esse confronto guarda algo de muito diferente do normal.
Como todo mundo sabe, as eliminatórias da UEFA têm a regra do gol fora. Ou seja, em caso de empate no agregado, o time que fez mais gols como visitante vence a partida. A regra foi criada em 1965, depois do que havia acontecido na temporada de 1964/65, na eliminatória entre Liverpool e Colônia, nas quartas de final da Copa dos Campeões (antiga Champions). No primeiro jogo, os dois times empataram por 0 a 0. No segundo, voltou a haver um empate sem gols. Então, foi disputado um terceiro jogo, em Roterdã, na Holanda. O resultado foi um empate por 2 a 2. Só restava um critério de desempate: sorteio. O Liverpool, simplesmente, se classificou no cara ou coroa.
Até aí, nada demais, gol fora parece uma solução bem mais justa do que sortear o vencedor. A questão é que a atual temporada é bem diferente do comum, com vários países tendo restrições de voos entre si. Assim, os jogos entre clubes dos países com restrições de voos estão sendo realizados em estádios estrangeiros. Por exemplo, o jogo de ida entre Atlético de Madrid e Chelsea aconteceu na Romênia. Mas apenas isso não serve para falar que essa eliminatória é a mais bizarra da história da competição.
Portugal e Inglaterra são países que, atualmente, possuem restrições de voos entre si. Ou seja, os dois times jogarão num estádio estrangeiro. A ida será no Estádio Ramón Sánchez Pijzuán, em Sevilla, e a volta será…. exatamente no mesmo estádio. Isto é, tanto a ida como a volta serão jogados no mesmo estádio neutro, num país completamente diferente. Assim sendo, é absolutamente bizarra a existência da regra do gol fora de casa nesse confronto. Qual a vantagem de ser ou não mandante, quando o campo é exatamente o mesmo e não haverá presença de torcedores? Se um dos times se classificar através do gol fora, não seria injusto para o outro time? Essas são questões que muitos fazem e com toda a naturalidade possível. Afinal, essa é uma eliminatória realmente bizarra.
Confrontos da rodada:
Terça-feira:
Manchester City 2×1 Borussia Dortmund
Real Madrid 3×1 Liverpool
Quarta-Feira:
Bayern de Munique x PSG
Porto x Chelsea
Foto: Getty Images
O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…
Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…
Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.