GELSENKIRCHEN, GERMANY - MAY 26: Fussball: Champions League 03/04 Finale, Gelsenkirchen; FC Porto - AS Monaco 3:0; Die Spieler DECO und DERLEI kuessen den Pokal nach dem Finalsieg gegen Monaco im Endspiel der Champions League 2004 26.05.04. (Photo by Andreas Rentz/Bongarts/Getty Images)
Hoje, o FC Porto e o Chelsea se enfrentam pelas quartas de final da UEFA Champions League com o objetivo de dar mais um passo rumo ao título. Contudo, nenhum dos dois times é favorito a vencer a competição. Ainda, assim o Mercado Do Futebol mostra sete coincidências que podem fazer os mais supersticiosos acreditar na vitória do FC Porto.
Provavelmente essa é a coincidência que a maioria da torcida portista se deu conta. O primeiro título do FC Porto foi em 1987, em cima do Bayern de Munique. Ora, 17 anos depois, o time português repetiu o feito, em 2004, enfrentando o Monaco na final. Se somarmos mais 17 anos a 2004, temos o ano de 2021, ou seja, a atual edição da competição. Será que os portugueses estão talhados para vencer a competição a cada 17 anos?
O ano de 2004 trouxe um dos confrontos mais memoráveis da história do FC Porto. O clube português enfrentou o Manchester United, de Alex Ferguson, vencendo no Estádio do Dragão por 2 a 1 e empatando por 1 a 1 em Old Trafford. O segundo jogo foi muito dramático, com o gol da classificação surgindo praticamente no último minuto da partida. Em 2021, o FC Porto eliminou a Juve, vencendo por 2 a 1 no Dragão e se classificando praticamente no último minuto da prorrogação, com gol de Sérgio Oliveira. Tanto o gol de 2004 como o de 2021 foram na sequência de uma falta e ambos ditaram a eliminação de um time de Cristiano Ronaldo.
É certo que o FC Porto ainda não chegou na semifinal de 2021, mas se eliminar o Chelsea, acabará por o fazer. Ora, quase sempre que o FC Porto atingiu essa fase da competição, acabou levando o troféu para casa: 1987 e 2004. A única exceção é a Liga dos Campeões de 1993/1994.
Em 2004, o FC Porto ficou no grupo do Real Madrid, defrontando os Blancos por duas vezes (derrota por 1 a 3 e empate de 1 a 1). Em 2021, os Dragões ainda não defrontaram os Merengues, pelo menos por agora. Com a vitória por 3 a 1, contra o Liverpool, no jogo de ontem, o Real Madrid encaminhou a classificação e o seu próximo adversário será, caso a passagem para a semifinal seja confirmada, o Porto ou o Chelsea. Ou seja, caso os Azuis e Brancos eliminarem os Blues, a chance de enfrentarem o Real Madrid (por duas vezes) é enorme.
Na fase de grupos de 2003/2004, o Futebol Clube do Porto terminou em segundo lugar, com três pontos a menos do que o primeiro classificado (Real Madrid). Na atual temporada, o time portista voltou a acabar essa fase na segunda posição, com exatamente menos três pontos do que o líder do grupo (Manchester City).
Nos já longínquos anos de 1987 e 2004 ainda não havia Mundial de Clubes da FIFA, porém, existia a Copa Intercontinental, cujos vencedores são considerados campeões mundiais pela FIFA. Assim sendo, o atual campeão português acabou disputando a competição nesses dois anos, tendo sendo realizada no Japão. Em 2021, o Mundial de Clubes, coincidentemente (ou não), vai voltar a ter o Japão como país-sede.
Em 2004, o FC Porto tinha, no seu elenco, um jogador nascido no Brasil, naturalizado português e que já tinha jogado pela Seleção de Portugal. Falamos, claro, de um dos maiores ídolos do clube: Deco. Em 2021, o FC Porto até tem dois atletas que nasceram no Brasil e se naturalizaram portugueses. Ainda assim, entre Pepe e Otávio, apenas um atuou pela Seleção Portuguesa: Pepe.
E aí? Depois das sete incríveis coincidências, ficou convencido que os Dragões podem vencer a atual edição da Liga dos Campeões?
Foto: Getty Images
O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…
Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…
Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.