Há dez anos, o FC Porto vencia o Campeonato Português no Estádio da Luz
Há exatamente dez anos, o FC Porto viveu um dos momentos mais marcantes da história das competições portuguesas, sendo campeão na Luz.
Naquele dia 03 de abril de 2011, os portistas defrontaram o Benfica, no Estádio da Luz, sabendo que uma vitória faria dos Dragões campeões. Assim sendo, os portistas fizeram o primeiro gol bem cedo, logo aos nove minutos, marcado por Guarín, ex-Vasco e Inter de Milão. Contudo, a culpa do gol recai sobre o goleiro Roberto, que deixou a bola entrar, mesmo tendo sido chutada de um ângulo muito difícil de acabar em gol. Isto porque o colombiano, na realidade, cruzou a partir da direita e o goleiro espanhol simplesmente defendeu para dentro do gol.
Contudo, o SL Benfica não demorou muito a empatar. Saviola fez o 1 a 1, de pênalti, no minuto 17. Ainda assim, o penâlti que Otamendi fez em cima de Jara foi considerado muito polêmico, sendo que o zagueiro que, curiosamente, agora está no Benfica viu o cartão amarelo. Esse cartão acabou por ser importante para a história do jogo, porque Otamendi acabou por tomar um segundo amarelo, sendo expulso. Ainda assim, antes da expulsão do zagueiro, o FC Porto fez o segundo gol, marcado por Hulk, de penâlti, no minuto 27, depois de uma falta do goleiro Roberto em cima de Falcao. Ademais, Óscar Cardozo também tomou um cartão vermelho perto do final da partida, depois de uma falta dura em cima de Belluschi.
Já no tempo extra, o SL Benfica esteve perto do gol, quando Gaitán chutou na trave. Além disso, o FC Porto também ficou perto do terceiro, mas Roberto defendeu o gol de ‘Cebola’ Rodríguez.
Celebrações
Ainda assim, um dos momentos mais icônicos da partida, aconteceu depois dela terminar. Isto porque, após a derrota e a perca do campeonato na própria casa para o rival, o Benfica simplesmente desligou as luzes do Estádio da Luz (ironicamente) e ligou o sistema de rega. Contudo, se o objetivo era acabar com a festa do campeão, tal não aconteceu. Na realidade, o FC Porto celebrou mais ainda e gerou um dos momentos mais icônicos do futebol português – os portistas nunca se vão esquecer, certamente, do dia em que foram campeões na luz, campeões sem luz.
Foto: Getty Images
