| |

Abel Ferreira posta foto com Paulo Sousa e pede paz aos torcedores

Palmeiras e Flamengo protagonizam a principal disputa por títulos no Brasil e na América do Sul dos últimos anos. Com isso, aumentou-se a rivalidade entre as torcidas dos times.

Após o empate por 0 x 0 no Maracanã, na quarta-feira (21), o técnico Abel Ferreira posou ao lado do compatriota português Paulo Sousa em foto publicada no Instagram. Os treinadores se presentearam com uma lembrança de seus próprios clubes.

Na legenda, o palmeirense diz que “o respeito e a rivalidade podem conviver juntos” e pediu: “Não à violência”.

Reprodução/Instagram

Torcida única por medo de confrontos

Em 2019, o Ministério Público de São Paulo e a Polícia Militar paulista pediram à CBF que o duelo do returno entre as duas equipes tivesse apenas torcedores alviverdes, alegando que essa medida evitaria um confronto entre as torcidas organizadas dos clubes.

As entidades informaram, à época, que haveriam emboscadas nas ligações entre São Paulo e Rio de Janeiro e que haveria alianças para as brigas. A torcida do Tricolor paulista se juntaria aos rubro-negros, enquanto os vascaínos estariam do lado dos palmeirenses.

Naquele momento, o Fla era recém-campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.

As duas forças dominantes do futebol brasileiro

Nos últimos sete anos, Palmeiras e Flamengo são os maiores vencedores do País.

Em 2016, o Palestra conquistou o Brasilerão, após os cariocas dizerem que sentiam o “cheirinho de hepta”, como se o time da Gávea fosse vencer aquele torneio.

Em 2018, novamente o Maior Campeão do Brasil venceu a principal competição nacional após disputa intensa com o Flamengo.

Já em 2019, o Mengão conseguiu feito histórico de ser campeão da América e brasileiro no mesmo ano.

Em 2021, os clubes duelaram pela Supercopa do Brasil. Nos pênaltis, vitória do Flamengo.

No mesmo ano, as equipes foram finalistas da Libertadores, em partida disputada em Montevidéu. Deu Palestra.

Veja os principais títulos de Palmeiras e Flamengo, desde 2015:

Palmeiras: Copa do Brasil (2015, 2020), Campeonato Brasileiro (2016, 2018), Libertadores (2020, 2021) e Recopa Sul-Americana (2022).

Flamengo: Campeonato Brasileiro (2019, 2020), Libertadores (2019), Supercopa do Brasil (2021) e Recopa Sul-Americana (2021)