Análise: Del Valle e Defensa y Justicia dão “aula” de futebol ofensivo na Libertadores

Na noite de ontem, pela Libertadores da América, o Independiente Del Valle e o Defensa y Justicia nos mostraram que não precisam da presença de grandes “estrelas” em seus elencos para conseguirem jogar de forma moderna e agressiva. O time argentino ganhou de 3×0 do Delfin, do Equador; já o Del Valle deu um baile no atual campeão Flamengo, vencendo o rubro-negro por 5×0.

Defensa y Justicia

O time da pequenina cidade de Florencio Varela é uma das atuais sensações do futebol argentino. Subiu para a primeira divisão na temporada 2013/14 e por lá fica até hoje. Desde então, o Defensa y Justicia se prontificou a montar equipes que jogassem de forma “bonita”. Ariel Holán, Sebastián Beccacece, Juan Pablo Vojvoda, Mariano Soso e agora Hernán Crespo foram treinadores do time nesse processo.

A formação base do time é o 3-4-3, mas com muitas variações dependendo da ocasião. A movimentação e as funções são mais importantes do que a posição e o esquema tático, em si. O time é muito bem treinado, constrói o jogo desde a parte defensiva, com o goleiro Unsain e os três zagueiros, sempre com passes verticais. Quando perde a bola, adianta muito as suas linhas e “sufoca” a equipe adversária.

Após seis meses sem jogar, ontem a equipe voltou a campo e mesmo assim mostrou as mesmas convicções de sempre. O time é o terceiro do grupo G, com 3 pontos.

Independiente Del Valle

O equipe treinada pelo técnico espanhol Miguel Ángel Ramírez, vem de um projeto promissor iniciado há cinco anos atrás. Desde então a equipe equatoriana vem colecionando grandes resultados a nível internacional desde 2016, quando foi vice-campeã da Copa Libertadores da América. O primeiro título continental veio na temporada passada com a Copa Sul-Americana.

Na noite desta quinta-feira (17), o Del Valle colheu um dos maiores frutos do seu projeto: goleou o atual campeão da América, dominando-o nos 90 minutos.

O time de Ramírez joga no 4-3-3 que se desdobra num 4-1-4-1 quando o time é atacado. A movimentação do Del Valle é bastante intensa por conta do trabalho feito pelo setor ofensivo, os volantes encostam nos atacantes e são vistos com frequência se lançando no espaço vazio aberto pelo trio ofensivo. A defesa do Independiente del Valle é organizada e sabe muito bem como negar espaços ao adversário, a pressão é forte no portador da bola e a saída é rápida para o ataque quando a posse é retomada; isso sem mencionar a rapidez nos contra-golpes.

Imagem: Cristina Vega Rhor/AFP

Depois de analisar ambos os times, podemos concluir que se o projeto for ambicioso, se a diretoria for competente e se a comissão técnica for capacitada, pode-se obter resultados melhores do que equipes com investimentos milionários.

Imagem destacada: Independiente Del Valle.