Hermanos derrotam a seleção italiana em Wembley e levantam o Troféu Artemio Franchi pela primeira vez desde 1993, quando derrotaram a Dinamarca na última edição do torneio
A Argentina é a campeã da Finalíssima de 2022, torneio realizado em conjunto pela Conmebol e pela UEFA, que reúne os campeões da Copa América e da Eurocopa de 2021. A seleção albiceleste venceu por 3 a 0 com dois gols no primeiro tempo marcados por Lautaro Martínez e Di María e um de Dybala no último lance do jogo.
1º tempo
LONDON, ENGLAND – JUNE 01: Lautaro Martinez of Argentina celebrates after scoring during the Finalissima 2022 match between Italy and Argentina at Wembley Stadium on June 1, 2022 in London, England. (Photo by Gaston Szerman/DeFodi Images via Getty Images)
A Argentina iniciou o jogo buscando ficar mais tempo com a bola e tentando atacar desde o começo. Logo no primeiro minuto de jogo, Di María recebeu uma bola no meio campo e tentou surpreender Donnarumma ao chutar dali mesmo, mas a bola não foi na direção do gol. Após 10 minutos da Argentina tentando tomar a iniciativa, a primeira grande chance foi da Itália, quando Raspadori chutou para a defesa de Emiliano Martínez.
Após o jogo se equilibrar, a Argentina voltou a ofercer perigo aos 27 minutos com um chute de Messi fora da área para a defesa de Donnarumma. Logo em seguida, Lo Celso rouba a bola na saída de bola da Itália, passa para Messi que gira sobre a marcação e carregou até a área para tocar para Lautaro Martínez, que só precisou empurrar para o gol vazio na entrada da pequena área.
O segundo gol veio aos 45 minutos do primeiro tempo, quando após Emiliano Martínez bater tiro de meta, Lautaro Martínez dominou, venceu a marcação na corrida e enfiou para Di María, que ao entrar na área, deu de cavadinha na saída de Donnarumma e ampliou o placar.
2º tempo
Argentina’s striker Paulo Dybala celebrates after scoring their third goal during the ‘Finalissima’ International friendly football match between Italy and Argentina at Wembley Stadium in London on June 1, 2022. – The Azzurri face the South American continental champions in the inaugural Finalissima at Wembley. (Photo by Glyn KIRK / AFP) (Photo by GLYN KIRK/AFP via Getty Images)
No segundo tempo, a seleção argentina de Lo Celso, De Paul, Di María, Messi e Lautaro Martínez desfilou seu talento em Wembley e só não aplicou uma goleada histórica na Itália em razão das grandes defesas de Donnarumma.
A Argentina apresentou um futebol bem flúido na segunda etapa. Foram várias chegadas ao ataque e incríveis 5 grandes defesas de Donnarumma em chutes de Messi e Di María ao longo da etapa complementar.
Aos 48 minutos, Dybala, que tinha acabado de entrar, marcou o gol do título após receber passe de Messi na entrada da área e bateu no canto esquerdo de Donnarumma sem dar chance para o goleiro italiano.
O melhor em campo
Argentina throw Lionel Messi in the air after the Finalissima 2022 match at Wembley Stadium, London. Picture date: Wednesday June 1, 2022. (Photo by Mike Egerton/PA Images via Getty Images)
Mesmo passando em branco, Messi foi o principal destaque da Argentina na partida. Além de dar duas assistências para os gols de Lautaro e Dybala, foi o responsável por criar várias jogadas de perigo da albiceleste, além de oferecer vários chutes perigosos ao gol de Donnarumma, que por pouco não entraram. É a segunda taça que o craque argentino levanta pela seleção de seu país. A primeira foi a Copa América de 2021.
Despedida
LONDON, ENGLAND – JUNE 01: Giorgio Chiellini of Italy receives an award before their final game for Italy from Gabriele Gravina, President of Italian Football Federation prior to the 2022 Finalissima match between Italy and Argentina at Wembley Stadium on June 01, 2022 in London, England. (Photo by Claudio Villa/Getty Images)
Esta foi a última partida de Giorgio Chiellini pela seleção italiana. O histórico zagueiro da Azurra deixa a Itália após 119 jogos. O defensor foi substituído no intervalo e recebeu uma homenagem antes do jogo.
Invencibilidade
Foto: Reprodução
A Argentina chega ao 32º jogo de invencibilidade. A última derrota foi em 2019, quando foi derrotada pelo Brasil na semifinal da Copa América. Desde então, são 21 vitórias, 11 empates e dois títulos sob o comando de Lionel Scaloni.