O Cruzeiro jogará, pela primeira vez em 99 anos de história, uma partida válida pela segunda divisão nacional. Às 19 horas, neste sábado (8) no Estádio Mineirão, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2020, a Raposa recebe o Botafogo-SP. Por conta das medidas de prevenção ao coronavírus, causador da covid-19, não haverá público. Transmissão da partida será feita pelo Premiere e pelo Sportv.
A situação do Cruzeiro na Série B já começa difícil. Além dos adversários, o time do treinador Enderson Moreira terá de correr para recuperar os pontos perdidos por uma punição da FIFA. No momento, antes de jogar, o time está em último, com seis pontos negativos por não ter quitado uma ordem de pagamento da contratação do volante Denílson junto ao Al Wahda.
Apesar desse fato, a equipe mineira dá muito mais esperanças ao torcedor em agosto do que dava no começo da temporada. Antes da parada pela pandemia, o Cruzeiro vivia um péssimo momento com três derrotas consecutivas. Efeito disso foi não se classificar para a semifinal do Campeonato Mineiro, jogando a Taça Inconfidência. Vale lembrar que o clube abriu mão da competição por “fair-play” para o Uberlândia. E também o ruim resultado dentro do Mineirão na terceira fase da Copa do Brasil contra o CBR, 2 a 0 para os alagoanos na ida. A volta será neste mês.
Com Adílson Batista, treinador nos 12 primeiros jogos do ano, a equipe tinha desconfiança da torcida. Com Enderson Moreira, e três vitórias consecutivas sem sofrer gols, a torcida está mais convicta no acesso à Série A que antes. No final do último jogo, o treinador que conquistou a Série B em 2017 comentou que o Cruzeiro “está preparado” para a estreia.
O time titular celeste não joga desde o dia 29 de julho na vitória sobre a Caldense em Poços de Caldas. Daquele time que entrou, não há nenhum desfalque para a partida deste sábado. O objetivo é claro: vencer.
Cruzeiro e Botafogo-SP têm somente cinco confrontos na história e eles não se enfrentam há 19 anos. A última partida foi em 11 de agosto de 2001, uma vitória por 4 a 1 do Cruzeiro em Ribeirão Preto. Ao todo, são três vitórias celestes, um triunfo dos paulistas e um empate. A primeira partida foi um amistoso, também em São Paulo com vitória dos locais por 3 a 2. No saldo, são 11 tentos cruzeirenses e 6 do Botafogo.
O último trabalho de treinamento da equipe na Toca da Raposa II foi nessa sexta-feira (7). Uma das dúvidas para os 11 iniciais era o atacante Marcelo Moreno, que saiu com dores do embate contra a Caldense. Mas ele treinou e deve ser titular. Na linha de defesa, Giovanni, recém-contratado, pode pegar o lugar de Patrick Brey na esquerda. No meio, a dupla de volantes será Jean e Ariel Cabral.
A escalação de Enderson Moreira deve vir com Fábio; Rául Cáceres, Cacá, Léo e Giovanni (Patrick Brey); Jean, Ariel Cabral e Régis; Stênio, Marcelo Moreno e Maurício.
Foto de capa: André Araújo/Cruzeiro
O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…
Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…
Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.