Figueirense e Avaí escrevem mais um capitúlo do maior clássico de Santa Catarina

Hoje, quarta-feira (03), Figueirense e Avaí jogam o que é o primeiro, e possivelmente único, clássico da temporada de 2021, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Catarinense. As equipes vem em momentos totalmente opostos para a partida, pois o Avaí manteve a base de seu elenco experiente e entrosado, além do técnico Claudinei Oliveira, enquanto Jorginho tem 18 novos atletas e realizou reformulação completa em seu elenco para a Série C. Veja agora um pouco mais das equipes e do histórico do confronto:

Avaí

O Leão vem com praticamente o mesmo time que bateu na trave do acesso em 2020, inclusive o provável time é quase o mesmo que terminou a temporada passada, com apenas as saídas de Rômulo para o mundo Árabe, e Valdivia e João Lucas ainda não tem condições de entrar em campo.

Momento: O Avaí vem com semana cheia de treino devido ao adiamento da partida contra a Chapecoense, que seria no domingo, mas o oeste Catarinense se encontra em colapso e não existiam ambulâncias disponíveis para ficar no estádio. No entanto, a equipe não decepcionou na partida que jogou na temporada e venceu o Juventus de Jaraguá do Sul em casa por 2 a 0.

Destaque: Vinícius Leite é o homem que a torcida azurra espera mais, jogador que chegou ao Leão durante 2020 virou titular na reta final da temporada, após Valdívia ser diagnosticado com covid-19, e foi muito bem quando jogou. Nessa temporada o jogador fez parte do primeiro 11 inicial do Leão e deu bela assistência na partida.

Vinícius Leite na hora do cruzamento que culminou em gol de Getúlio. Foto: André Palma Ribeiro/Avaí F. C.

Provável time: Glédson; Edílson, Alemão, Betão e Iury; Foguinho, Bruno Silva e Vinícius Leite; Lourenço, Renato e Getúlio

Figueirense

O Furacão realmente está passando por uma turbulenta tempestade nos últimos anos, que foi consolidada com o rebaixamento para a Série C de 2021, o que culminou em reformulação absoluta do elenco, ficando poucos atletas e o técnico Jorginho, que virou o homem de confiança do torcedor após mudar a cara do time no returno da Série B.

Momento: o Figueirense vem numa fase de dúvidas, devido ao fato do time que ter sido remontado, quase do zero, com novos atletas contratados e promovidos da base. O Figueirense acredita no potencial de seu grupo, que ainda pode evoluir. Até o momento ele empatou de 0 a 0 com o Metropolitano na Ressacada e venceu o Concórdia por 3 a 0, em casa, no Estádio Orlando Scarpelli.

Destaque: Jorginho é o nome forte do Figueirense para o ano do centenário. Após ter realizado grande campanha no estadual passado pelo Juventus de Jaraguá do Sul, o técnico foi contratado pelo Figueirense na metade da Série B e mostrou ser um grande profissional, mesmo com o rebaixamento.

Técnico Jorginho comandando um treino do Figueirense. Foto: Patrick Floriani/FFC

Provável time: Vitor Caetano; Crystian, Paulo Ricardo, Felipe Gregório e Carlinhos; Fabrício, Khevin e Marllon; Pedro Maranhão, Breno e Marcelo Júnior.

Histórico

  • 445 jogos
  • 156 vitórias Figueirense
  • 145 empates
  • 144 vitórias Avaí
  • 555 gols do Figueirense
  • 595 gols do Avaí

Último confronto: Figueirense 2×0 Avaí – Orlando Scarpelli – 31ª rodada da Série B – 26/12/2020 – 16h00

Último confronto na Ressacada: Avaí 1×0 Figueirense – 12ª rodada da Série B – 29/09/2020 – 19h15

Na Ressacada:

  • 73 jogos
  • 21 vitórias Avaí
  • 29 empates
  • 23 vitórias Figueirense

Foto de capa: Patrick Floriani/FFC