|

Lyon empata com Leipzig e passa para as oitavas da Champions

Relembre a trajetória da equipe francesa na Champions League

Após empatar em 2 a 2 com o RB Leipzig no Parc Olympique Lyonnais, o Lyon avançou para o mata-mata da Champions League. A equipe Francesa finalizou a fase de grupos com apenas um ponto a mais que Benfica e Zenit, passando pelo saldo de gols. Os gols da partida foram anotados por Aouar e Memphis para o Lyon e Forsberg e Timo Werner para o Leipzig. Relembre como foi a fase de grupos para o Lyon.

Lyon x Zenit – 17/09 (1×1)

A estreia aconteceu em casa, contra o Zenit. A partida começou com uma grande pressão feita pelo visitante. O goleiro Anthony Lopes foi acionado logo nos primeiros minutos, com chances criadas de fora da área. A partir dos 10 minutos, o Lyon aproveitou as jogadas pelas pontas e criou oportunidades com Marcelo e Thiago Mendes. O Zenit abriu o placar aos 40 minutos, com Azmoun tabelando na entrada da área e deixando a marcação pra trás. O Lyon empatou de pênalti aos 10 do segundo tempo, após Cornet derrubar Memphis na área. E não deu outra: gol do holandês, no canto esquerdo.

RB Leipzig x Lyon02/10 (2×0)

Na Red Bull Arena, o Lyon mostrou serviço e aplicou uma boa vitória em cima do RB Leipzig. O primeiro gol saiu aos 11 minutos dos pés de Memphis, que entrou pela ponta esquerda, abriu espaço na área e bateu no canto direito, sem chances para o goleiro. O segundo gol saiu de um erro do camisa 22 Mukiele. Sabitzer aproveitou a deixa, roubou a bola e mandou pra dentro do gol. Apesar do placar, o Leipzig fez uma boa partida e teve 17 finalizações, enquanto o Lyon teve 11.

Memphis e Aouar comemorando o primeiro gol | Foto: divulgação

Benfica x Lyon – 23/10 (2×1)

A terceira partida aconteceu no Estádio da Luz, em Portugal. Apesar de ter criado mais chances, o Lyon foi derrotado pelo Benfica. O primeiro gol saiu aos 4 minutos, em uma confusão na área. Rafael Ferreira ficou sozinho e conseguiu marcar no canto esquerdo. Com muitas faltas, a partida seguiu e só foi empatada aos 25 minutos do segundo tempo. Dubois cruzou e encontrou Memphis, que finalizou pra dentro do gol. Porém, Anthony Lopes saiu mal aos 40 minutos e Pizzi aproveitou a oportunidade para adiantar Thiago Mendes, marcando o gol da vitória portuguesa.

Lyon x Benfica – 05/11 (3×1)

Após perder para o Benfica fora de casa, o Lyon devolveu o placar com um gol de bônus no Parc Olympique Lyonnais. Andersen abriu o placar aos 4 minutos. Na cobrança de escanteio, Dubois mirou no camisa 3, que mandou pra dentro de cabeça. As melhores chances continuaram saindo da equipe francesa até que, aos 33 minutos, Aouar fez uma jogada pela esquerda e cruzou para Depay. O holandês mandou de primeira pro fundo da rede. O Benfica começou a crescer na segunda metade e, aos 31, Seferovic levou a melhor pra cima de Anthony Lopes, tocando na saída do goleiro. Porém, os franceses não deixaram a vitória escapar e marcaram o terceiro gol aos 44, com Traoré de fora da área.

Foto: divulgação

Zenit x Lyon – 27/11 (2×0)

Com 7 pontos, o Lyon foi até São Petersburgo jogar contra o Zenit. Em uma noite apagada e sem Memphis Depay (fora por uma lesão na coxa), o Lyon encontrou dificuldades e foi superado pela equipe russa. Aos 42 minutos do primeiro tempo, Dzyuba marcou de cabeça após um escanteio cobrado por Douglas Santos, abrindo o placar para o Zenit. O jogo estava equilibrado, com marcação alta dos russos e jogadas pelas pontas por parte dos franceses. No finalzinho da partida, o Zenit marcou seu segundo gol. Ozdoev finalizou de fora da área, após a zaga afastar um cruzamento, e venceu o goleiro Lopes, enganado no lance.

Lyon x RB Leipzig – 10/12 (2×2)

Após a vitória do Zenit, a segunda vaga para o mata-mata da Champions estava em aberto. Zenit estava em segundo com 7, Lyon, também com 7 pontos, ocupava a 3ª colocação e o Benfica estava em quarto com 4 pontos. O Lyon precisava fazer sua parte e também “secar” a equipe russa.

No jogo com o Leipzig, os franceses puderam contar com Memphis de volta à equipe principal. Apesar de começarem em desvantagem, perdendo por 2 a 0 marcados de pênalti por Timo Werner e Forsberg, a equipe buscou diminuir o placar com Aouar, aos 5 minutos do segundo tempo. O camisa 8 recebeu a bola aberto pela esquerda, ajeitou e bateu no canto esquerdo do goleiro. Memphis empatou aos 37 minutos, com um cruzamento pela direita de Haidara. Enquanto isso, o Benfica venceu o Zenit por 2 a 0 e garantiu a classificação ao Lyon por 1 ponto. A equipe portuguesa ficou com a 3ª posição e uma vaga na Europa League.

Qual é o próximo passo?

Com a classificação, o Lyon se juntou aos outros 15 grupos que integrarão a próxima fase. O sorteio acontecerá na próxima segunda-feira (16), em Nyon, na Suíça, às 8 horas (horário de Brasília). Equipes que estiveram no mesmo grupo na fase anterior ou que são do mesmo país não podem se enfrentar. Os times que passaram em primeiro decidirão em casa. As partidas de ida estão marcadas para os dias 18, 19, 25 e 26 de fevereiro de 2020. A previsão para as partidas de volta é acontecer nos dias 10, 11, 17 e 18 de março de 2020.

Memphis e Tousart na partida contra o Leipzig |Foto: divulgação