Um tribunal chamado Derby
Na quinta-feira (10), Corinthians e Palmeiras se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro. O confronto que por si só já é um torneio a parte, desta vez, contará com um ingrediente especial: o julgamento decisivo para Tiago Nunes.
O treinador chegou no início dessa temporada com o importante desafio de mudar o futebol praticado pelo Corinthians há mais de uma década. O Timão que estava decidido quando trouxe Tiago a mudar completamente sua filosofia reativa de jogar, passando a propor o jogo e tendo a bola em maior parte do jogo, hoje, já cogita voltar a sua maneira antiga de atuar. Nomes como o de Mano Menezes chegaram a ser especulado nos corredores do clube e tendo sido mencionado pelo próprio presidente Andrés Sanchez como “o treinador que ele mais gosta no Brasil”.
O Corinthians e Tiago Nunes não parecem ter formado um bom casamento, com a traumática eliminação logo em sua chegada, pelo modesto e carrasco Guarani-PAR, o treinador desperta um sentimento de desconfiança na torcida alvinegra desde o início, havendo descanso apenas na fase final do paulista quando conseguiu levar o time até a decisão.
O começo do Campeonato Brasileiro não agradou, e, com a torcida e dirigentes corintianos esgotando seus últimos lampejos de paciência, eis que aparece, mais uma vez, um tribunal chamado Derby.
O clássico paulista que é uma verdadeira guilhotina para treinadores ao longo de sua história terá o comandante do alvinegro como seu principal interessado. Uma vitória traz, com certeza, um tremendo alívio. Um empate, virá carregado de incertezas. E uma derrota.
Foto de capa: Danilo Fernandes/Framephoto/Estadão Conteúdo.