Fundo do Catar vende participação do PSG por quase R$ 3 bilhões
O Qatar Sports Investments (QSI), fundo de investimento do Catar dono do PSG, anunciou a venda de participação minoritária do clube francês. O grupo de private equity norte-americano Arctos Partners é o responsável pela compra.
Segundo um comunicado do Paris Saint-Germain, a firma vai comprar 12,5% da propriedade do clube. De acordo com informações da imprensa francesa e dos Estados Unidos, a Arctos Partners vai desembolsar 530 milhões de euros (R$ 2,8 bilhões).
Ainda segundo o clube parisiense, o investimento da Arctos será utilizado para “desenvolver” as suas operações e apoiar iniciativas imobiliárias, como as relacionadas a estádio (o Parque dos Príncipes é da Prefeitura de Paris) e outras ao Centro de Treinamento de Poissy.
É importante ressaltar que, mesmo com a compra de parte do PSG, a Arctos será proprietária não controladora. Ou seja, não vai influenciar nas decisões de caráter esportivo do Paris Saint-Germain. O fundo de investimento do Catar seguirá com as rédeas do clube nas mãos.
“A Arctos é um parceiro excepcional para nos ajudar a atingir os nossos objetivos, fornecendo conhecimentos estratégicos e inovação ao nosso negócio, ao mesmo tempo que proporciona investimento e novas relações para apoiar os nossos objetivos futebolísticos e desportivos”, afirmou Nasser Al-Khelaïfi, presidente da QSI e do PSG.
A firma de investimentos dos EUA já possui ações no ramo do esporte. Ela tem parcerias com clubes da Major League Baseball (MLB), da NBA, da Fórmula 1 e do futebol da Europa, como por exemplo o Liverpool.