PSG

PSG aumenta a coleção de títulos de Neymar

Na última sexta-feira (31), o PSG foi consagrado campeão da Copa da Liga Francesa. O título não veio de forma fácil, após uma partida com um futebol sem ritmo – tanto da parte do time da capital, quanto do adversário, Lyon – já que este foi o segundo jogo oficial do PSG e o primeiro do Lyon após a paralisação do coronavírus. O vencedor teve que sair das cobranças de pênaltis, onde o time de técnico Thomas Tuchel venceu por 6 a 5.

A temporada está sendo muito proveitosa para o clube parisiense, que levou também, o Campeonato Francês e a Copa da França, se consagrando vitorioso da tríplice coroa francesa. Mas a principal competição de clubes do mundo, Champions League, está voltando na próxima sexta (7), e o campeão francês já está classificado para as quartas, onde enfrentará o Atalanta e com esses resultados, o time de Neymar vai confiante para tentar levar a inédita orelhuda, mesmo que talvez tenha um desfalque importantíssimo, Kylian Mbappé, por causa de lesão.

Mas é uma preocupação que o craque do time, Neymar, está deixando para mais próximo do jogo. Agora o brasileiro está comemorando mais um título para a sua coleção. O jogador, aos seus 28 anos, conquistou o trigésimo título oficial de sua carreira, que o coloca na lista entre os brasileiros com mais conquistas dos últimos tempos. Fotos do jogador com a taça da Copa da Liga Francesa estão para todos os lados, e ele nem tenta esconder. Na sua rede social até tirou onda com esse momento: “Já virou rotina”.

Porém, o jogador ainda não conseguiu alcançar o objetivo pela qual foi uma aposta do PSG, o título da Champions League, o que o torna bastante criticado pelos torcedores do clube Paris a fora, na qual muitos consideram que as competições do território francês não são tão disputadas como outras, por exemplo, a Premiere League e o Campeonato Brasileiro. Fora que, ainda não ganhou o título de melhor jogador do mundo, o que parece estar cada vez mais distante, mesmo Neymar estando em ótima fase.

Neymar após a final da Copa da Liga Francesa (Reprodução/Site Miséria)

Menino da Vila

Neymar foi revelado pelo Santos em 2009, quando tinha apenas 17 anos, mas já era uma craque. Junto com Paulo Henrique Ganso, fez partidas incríveis, e abrilhantava os olhos com seu futebol arte e era adorado por toda a torcida. O primeiro título do jogador pelo time da Vila Belmiro completou 10 anos no dia 2 de março de 2010, que foi o Paulistão daquele ano dando inicio a uma lista de títulos. 

Pelo time paulista, Neymar conquistou seis títulos, sendo uma Libertadores; uma Recopa Sul-Americana; uma Copa do Brasil e três Campeonatos Paulista. Poderia ter levado, também, um mundial de clubes em 2011, mas o Barcelona impediu que isso acontecesse, fazendo quatro gols em cima de Neymar e seus companheiros.

Menino prodígio do Barcelona

Em 2013, Neymar deixou o Santos para se juntar às estrelas do Barcelona e conquistar o mundo. O futebol do brasileiro foi aprimorado, ele virou parceiro de Messi e Suaréz, que juntos formaram o temido trio MSN. E com todas essas mudanças, o craque levou com o time catalão títulos como: Mundial de Clubes; a sua sonhada Champions League; Supercopa da UEFA; dois Campeonatos espanhóis; três Copas do Rei da Espanha e duas Supercopas da Espanha. E até chegou a concorrer o troféu de melhor jogador do mundo em 2015, mas perdeu para o seu colega de time, Lionel Messi.

Neymar e Mbappé comemorando (Reprodução/Twitter)

Astro do PSG

Mas o que rendeu uma novela foi a saída de Neymar do Barcelona para o PSG, uma negociação que custou 222 milhões de euros, a mais cara do futebol, tornando o jogador mais caro do mundo. O brasileiro foi comprado com a expectativa de ser o craque do clube, e com o seu futebol trazer para o time parisiense a inédita Champions League, o que ainda não aconteceu. Mas em meio a várias lesões, críticas e especulações sobre uma possível volta do jogador ao Barcelona, Neymar já conquistou pelo atual clube oito títulos, entre eles o Campeonato Francês; Copa da França; Supercopa da França e agora duas Copas da Liga Francesa.

Menino Ney da seleção

Desde que Neymar começou a se destacar no Santos, atraiu os olhares da comissão técnica da seleção brasileira. É o atual camisa 10, já participou de duas copas pelo Brasil, em 2014 quando teve que sair mais cedo por conta de uma lesão na coluna e em 2018 deu adeus a taça de campeão após a eliminação para a Bélgica nas quartas de final. Mas ao todo são seis conquistas pela seleção brasileira, Copa das Confederações; Jogos Olímpicos e quatro Superclássicos das Américas.

Lista de títulos de Neymar ao longo da carreira:

3 – Campeonato Paulista (2010, 2011 e 2012)

1 – Copa do Brasil (2010)

1 – Copa da Libertadores (2011)

1 – Recopa Sul-Americana (2012)

4 – Superclássico das Américas (2011, 2012, 2014,2018)

1 – Copa das Confederações (2013)

2 – Supercopa da Espanha (2013 e 2016)

1 – Mundial de Clubes (2015)

1 – Liga dos Campeões da Europa (2015)

1 – Supercopa da UEFA (2015)

2 – Campeonato Espanhol (2015 e 2016)

1 – Jogos Olímpicos (2016)

3 – Copa do Rei da Espanha (2015, 2016 e 2017)

3 – Campeonato Francês (2018, 2019, 2020)

2 – Copa da França (2018 e 2020)

2 – Copa da Liga da França (2018 e 2020)

1 – Supercopa da França (2018)

Foto de capa: Reprodução/Imirante Esporte

Carla Andréa

Jornalista Esportiva; Torcedora do Barcelona; Apreciadora de um bom futebol.

Últimos Posts

Mattos fala sobre o aproveitamento dos Meninos da Vila; “A prioridade é da base”

Apresentado no Santos como Executivo de Futebol, Alexandre Mattos destacou a importância de trabalhar as categorias de base, que é…

25 de junho de 2025

Alexandre Mattos destacou o carinho de Neymar com o Santos; “É impressionante o desejo de ajudar e contribuir”

Já trabalhando no Santos há três semanas, Alexandre Mattos foi oficialmente apresentado pelo presidente Marcelo Teixeira nesta quarta-feira, na Vila…

25 de junho de 2025

JP Chermont, do Santos, é homenageado na Câmara Municipal de Bauru

O lateral-direito JP Chermont foi homenageado nesta segunda-feira (23) pela Câmara Municipal de Bauru, cidade onde nasceu. Em cerimônia conduzida…

24 de junho de 2025