Elenco do PSG comemorando o título
Na última sexta-feira (31), o PSG foi consagrado campeão da Copa da Liga Francesa. O título não veio de forma fácil, após uma partida com um futebol sem ritmo – tanto da parte do time da capital, quanto do adversário, Lyon – já que este foi o segundo jogo oficial do PSG e o primeiro do Lyon após a paralisação do coronavírus. O vencedor teve que sair das cobranças de pênaltis, onde o time de técnico Thomas Tuchel venceu por 6 a 5.
A temporada está sendo muito proveitosa para o clube parisiense, que levou também, o Campeonato Francês e a Copa da França, se consagrando vitorioso da tríplice coroa francesa. Mas a principal competição de clubes do mundo, Champions League, está voltando na próxima sexta (7), e o campeão francês já está classificado para as quartas, onde enfrentará o Atalanta e com esses resultados, o time de Neymar vai confiante para tentar levar a inédita orelhuda, mesmo que talvez tenha um desfalque importantíssimo, Kylian Mbappé, por causa de lesão.
Mas é uma preocupação que o craque do time, Neymar, está deixando para mais próximo do jogo. Agora o brasileiro está comemorando mais um título para a sua coleção. O jogador, aos seus 28 anos, conquistou o trigésimo título oficial de sua carreira, que o coloca na lista entre os brasileiros com mais conquistas dos últimos tempos. Fotos do jogador com a taça da Copa da Liga Francesa estão para todos os lados, e ele nem tenta esconder. Na sua rede social até tirou onda com esse momento: “Já virou rotina”.
Porém, o jogador ainda não conseguiu alcançar o objetivo pela qual foi uma aposta do PSG, o título da Champions League, o que o torna bastante criticado pelos torcedores do clube Paris a fora, na qual muitos consideram que as competições do território francês não são tão disputadas como outras, por exemplo, a Premiere League e o Campeonato Brasileiro. Fora que, ainda não ganhou o título de melhor jogador do mundo, o que parece estar cada vez mais distante, mesmo Neymar estando em ótima fase.
Neymar foi revelado pelo Santos em 2009, quando tinha apenas 17 anos, mas já era uma craque. Junto com Paulo Henrique Ganso, fez partidas incríveis, e abrilhantava os olhos com seu futebol arte e era adorado por toda a torcida. O primeiro título do jogador pelo time da Vila Belmiro completou 10 anos no dia 2 de março de 2010, que foi o Paulistão daquele ano dando inicio a uma lista de títulos.
Pelo time paulista, Neymar conquistou seis títulos, sendo uma Libertadores; uma Recopa Sul-Americana; uma Copa do Brasil e três Campeonatos Paulista. Poderia ter levado, também, um mundial de clubes em 2011, mas o Barcelona impediu que isso acontecesse, fazendo quatro gols em cima de Neymar e seus companheiros.
Em 2013, Neymar deixou o Santos para se juntar às estrelas do Barcelona e conquistar o mundo. O futebol do brasileiro foi aprimorado, ele virou parceiro de Messi e Suaréz, que juntos formaram o temido trio MSN. E com todas essas mudanças, o craque levou com o time catalão títulos como: Mundial de Clubes; a sua sonhada Champions League; Supercopa da UEFA; dois Campeonatos espanhóis; três Copas do Rei da Espanha e duas Supercopas da Espanha. E até chegou a concorrer o troféu de melhor jogador do mundo em 2015, mas perdeu para o seu colega de time, Lionel Messi.
Mas o que rendeu uma novela foi a saída de Neymar do Barcelona para o PSG, uma negociação que custou 222 milhões de euros, a mais cara do futebol, tornando o jogador mais caro do mundo. O brasileiro foi comprado com a expectativa de ser o craque do clube, e com o seu futebol trazer para o time parisiense a inédita Champions League, o que ainda não aconteceu. Mas em meio a várias lesões, críticas e especulações sobre uma possível volta do jogador ao Barcelona, Neymar já conquistou pelo atual clube oito títulos, entre eles o Campeonato Francês; Copa da França; Supercopa da França e agora duas Copas da Liga Francesa.
Desde que Neymar começou a se destacar no Santos, atraiu os olhares da comissão técnica da seleção brasileira. É o atual camisa 10, já participou de duas copas pelo Brasil, em 2014 quando teve que sair mais cedo por conta de uma lesão na coluna e em 2018 deu adeus a taça de campeão após a eliminação para a Bélgica nas quartas de final. Mas ao todo são seis conquistas pela seleção brasileira, Copa das Confederações; Jogos Olímpicos e quatro Superclássicos das Américas.
3 – Campeonato Paulista (2010, 2011 e 2012)
1 – Copa do Brasil (2010)
1 – Copa da Libertadores (2011)
1 – Recopa Sul-Americana (2012)
4 – Superclássico das Américas (2011, 2012, 2014,2018)
1 – Copa das Confederações (2013)
2 – Supercopa da Espanha (2013 e 2016)
1 – Mundial de Clubes (2015)
1 – Liga dos Campeões da Europa (2015)
1 – Supercopa da UEFA (2015)
2 – Campeonato Espanhol (2015 e 2016)
1 – Jogos Olímpicos (2016)
3 – Copa do Rei da Espanha (2015, 2016 e 2017)
3 – Campeonato Francês (2018, 2019, 2020)
2 – Copa da França (2018 e 2020)
2 – Copa da Liga da França (2018 e 2020)
1 – Supercopa da França (2018)
Foto de capa: Reprodução/Imirante Esporte
Apresentado no Santos como Executivo de Futebol, Alexandre Mattos destacou a importância de trabalhar as categorias de base, que é…
Já trabalhando no Santos há três semanas, Alexandre Mattos foi oficialmente apresentado pelo presidente Marcelo Teixeira nesta quarta-feira, na Vila…
O lateral-direito JP Chermont foi homenageado nesta segunda-feira (23) pela Câmara Municipal de Bauru, cidade onde nasceu. Em cerimônia conduzida…