|

Leipzig x Basaksehir: Juventude x Experiência

Apesar de secundário, um dos duelos mais interessantes na data de abertura da UEFA Champions League é o confronto entre alemães e turcos, Leipzig contra Basaksehir, e ambos tem perfis bem diferentes.

Ambas as equipes há pouco tempo atrás não havia relevância nas competições europeias e foram conquistando um direito de participar nos últimos anos, tanto que donos da casa, apesar de jovens já são semifinalistas.

Enquanto a equipe alemã aposta em muitos jogadores jovens para serem lapidados, a equipe turca conta com muitos jogadores experientes que já passaram por diversos grandes clubes do velho continente.

O Basaksehir fez uma temporada de ouro no cenário doméstico e assim levantou de maneira inédita o título do campeonato turco, garantindo o direito de participar da competição. Já os alemães, embora não tenham consiguido conquistar o campeonato alemão, internacionalmente fez história pois foi uma das sensações da Europa e chegou as semifinais do torneio mais importante de clubes do mundo.

Jogadores como Topal, Demba Ba, Giuliano, Kahveci, Skrtel e os laterais brasileiros Rafael e Junior Caiçara, representam bem a filosofia do time de Istambul, que inclusive não começou bem o campeonato doméstico e atualmente está no fundo da tabela.

Os comandantes de Julian Nagelsmann que inclusive tem algumas caras conhecidas começou a temporada a todo vapor, em quatro jogos venceram três e empataram um. Destaques desse time ficam por conta de Dani Olmo, Laimer, Sabitzer, Upamecano e Nkunku, por exemplo.

Vale lembrar que nessa temporada, assim como na reta final da Liga dos Campeões passada, equipe não conta mais com Timo Werner, que hoje está no Chelsea. Mas o Leipzig buscou peças interessantes no mercado, como o norueguês Sorloth e o coreano Hwan Hee-Chan, que estava no clube parceiro de Salzburg.

De jovem, o Leipzig não tem somente idade do clube e não só seu técnico, mas também tem um time muito garoto, sendo o segundo clube com a menor idade média no torneio, ficando somente atrás do Red Bull Salzburg, seu clube parceiro.

Foto capa: Redes Sociais RB Leipzig.