Real Madrid

Cristiano Ronaldo: Metamorfose

Incrível como é o ser humano. Independente da idade, sempre melhorando quando realmente quer. Pode por exemplo perder em condicionamento físico, mas adquirir inteligência e saber a hora certa para agir, sem precisar se esforçar tanto. Com tempo e adaptação, a cumprir novas funções, também envolve Cristiano Ronaldo e o futebol.

A idade está chegando para Cristiano, além do seu corpo não responder como antes, sofreu uma lesão no joelho na temporada passada. Porém, não tira seus méritos por ser um atacante completo e nem diminui sua evolução. Faz gols de todos os tipos: perna direita, esquerda, cabeça, falta, acrobática. Apesar de não ser mais aquele winger –atacante pelas pontas do campo na língua do futebol inglês- explosivo dos tempos de Manchester United, aproveita sua capacidade de finalizar e inteligência para ser o 9. Claro que há momentos no qual ele recorda o ponta Cristiano com as arrancadas e surpreende por ainda ser capaz tendo todos esses aspectos.

Mesmo com Benzema no time, Zidane conseguiu um esquema para poupar ambos os jogadores de marcar como os demais e serem fatais no momento ofensivo. O técnico varia suas formações com Cristiano e Karim revezando entre o verdadeiro 9 e o que circula pela última divisão do campo (falso 9). Vão existir partes do jogo em que o atacante português vai se posicionar nas pontas, onde é sua origem, mas na maioria no centro do campo como uma referência e visando mais a área pra finalizar.

Pouco provável que Zinedine vá usar Karim e Cristiano juntos numa formação como tem feito para próxima temporada. Uma das alternativas é: Converter Cristiano como um centroavante e comprar uma peça de recomposição pro seu lugar na esquerda (de preferência, uma de peso). Benzema seria negociado ou aceitar a reserva.

Cristiano está em ótima fase na temporada atual e não seria exagero dizer que no presente é o melhor centroavante, mesmo não sendo. Suas últimas quatro exibições pela UEFA Champions League deixaram claro essa transformação, gols de um atacante de área: 8 gols, 4 jogos, 2 hat-tricks (contando com o último jogo em Vicente Calderón, onde não marcou). Está em mais uma final, agora contra a Juventus. Como o prêmio de Melhor Jogador do Mundo também pesa em conquistas coletivas, abre chances de adquiri-lo.

Cristiano em tempos de Manchester United. Ponta, velocidade, explosão e drible:

Cristiano Ronaldo na atual temporada. Finalização, inteligência, pouca movimentação e posicionamento:

Patrick Manhães

20 anos, carioca. Estudante de jornalismo (UCB). Seguidor da filosofia futebolística tática. Torcedor do Manchester United. Amante do futebol bem jogado. Alérgico ao clubismo.

Últimos Posts

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025

Hulk fala sobre saída de Igor Rabello do Atlético e destaca profissionalismo do zagueiro

Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.

18 de agosto de 2025