Guia do Real Madrid para a temporada 2020/21

Em uma temporada com um mercado bastante atípico, o Real Madrid começa neste domingo (20) a busca por mais um ano vitorioso. Logo quando a última campanha terminou, o presidente do clube, Florentino Pérez, afirmou que não haveriam grandes investimentos. “Não haverá grandes contratações, a situação é muito ruim. Então, é muito difícil pedir aos jogadores que reduzam seus salários e depois contratar. Isso pode esperar e o Real Madrid voltará a contratar os melhores jogadores, mas quando a situação mudar e pudermos fazer frente”, afirmou o presidente em julho.

A meta do Real Madrid para a janela de transferências estava clara: vender aqueles que não fazem parte dos planos do clube. Com o elenco atual Campeão Espanhol mantido, somados a alguns jogadores que voltaram de empréstimo, o Real Madrid vai em busca de uma temporada que ilusiona bastante os torcedores.

Goleiros – O atual Zamora (prêmio de goleiro menos vazado da Laliga) é o titular o Real Madrid e assim seguirá por um tempo. Thibault Courtois encontrou sua melhor versão e seguirá comandando a meta merengue. O segundo goleiro será o jovem ucraniano Andry Lunin, jogador em quem o clube tem grandes esperanças para o futuro. Aos 20 anos, foi eleito melhor goleiro da última Copa do Mundo Sub-20.

Zagueiros – A melhor defesa da Europa na última temporada segue praticamente a mesma: Ramos, Varane, Militao, Nacho, Marcelo, Mendy, Carvajal. A novidade fica por conta de Odriozola. Após recente empréstimo no Bayern de Munique, onde se sagrou campeão da UEFA Champions League, Odriozola vem para ser uma alternativa para a lateral direita. O intocável Carvajal sempre mostrou regularidade, mas em alguns momentos de lesão ou sanção, o clube teve certa dor de cabeça para achar um substituto.

Meias – Assim como o setor anterior, conta com poucas mudanças. Casemiro, Kroos, Modric, Isco e Valverde seguem. James Rodriguez sai e chega Martin Odegaard, que entre os que voltaram de empréstimo é o que mais gera expectativas na torcida. O norueguês até certa altura do último Campeonato Espanhol, foi um dos destaques da competição. Após a parada devido a pandemia e um problema no joelho, o meia não teve uma boa reta final de temporada, assim como a Real Sociedad de um modo geral. Agora, recuperado e 100%, Odegaard poderá brilhar no Real Madrid, clube onde chegou em 2015 aos 16 anos.

Ataque – Benzema é indiscutível, a questão fica para saber quem são os seus companheiros no time titular. Hazard segue em busca de sua melhor versão e, se tudo correr bem, essa poderá ser a sua temporada no Real Madrid. Rodrygo, Vinícius Jr e Asensio apesar de jovens mostraram ao longo da temporada que podem ser importantes em vários momentos. Lucas Vazquez segue buscando o espaço que teve em anos anteriores. Jovic, assim como Hazard, procura a sua melhor versão. Poucas oportunidades e problemas de lesões marcaram a primeira temporada do sérvio no clube.

Zidane – O francês sempre teve total confiança na “velha guarda” do Real Madrid, algo que sempre deu certo e lhe rendeu frutos. Mas com o passar dos anos, uma transição começou a ser feita. Nessa temporada jovens como Militão, Odegaard, Vinícius Jr, Valverde e Rodrygo irão figurar mais vezes no time titular. Lunin muito provavelmente será o goleiro da Copa del Rey e fará um revezamento com Courtois em alguns momentos. Além da rotação do elenco (algo já feito com sucesso em outras temporadas), o técnico francês mostrou um repertório maior taticamente. Zidane saiu em alguns momentos do tradicional 4-3-3 merengue e alternou com 4-4-2 e 4-5-1, variações que aumentam ainda mais o leque de possibilidades do francês.

Competições – O Real Madrid entra como favorito em todas as competições que disputa. Na temporada, defenderá os títulos do Campeonato Espanhol e Supercopa da Espanha. Além disso, brigará pela Copa del Rey, título que Zidane ainda não conquistou e pela Champions League, após temporadas de pouco sucesso.

FOTO DE CAPA: Getty Images

Resta1

Matheus Ramos

Estudante de jornalismo, amante do futebol espanhol, em especial do Real Madrid.