Posse de bola e muitos passes o “Tiki-taka” de Lopetegui no Real Madrid

Apenas quatro partidas oficiais a frente do Real Madrid e Julen Lopetegui colocou em prática um modo de jogo que ficou muito famoso na seleção espanhola e no Barcelona. O famoso “Tiki-taka” como é conhecido para alguns nada mais é que um estilo de jogo onde basicamente o time detém boa parte do domínio da bola e grande quantidade de passes laterais trabalhando a bola por várias áreas do campo evitando ao máximo rifar a bola.
A ideia do técnico é começar a trabalhar as jogadas desde o seu próprio gol, como por exemplo o Real Madrid apresenta 384 passes por jogo em seu próprio campo, 136 a mais do que no ano anterior. No tiro de meta se o time adversário adiantar a marcação os dois zagueiros brancos vão para as laterais da área, os dois jogadores pelos lados ( Marcelo e Carvajal) continuam abertos e os meio-campistas são aparecem por dentro para continuar dando opções ao goleiro. O jogador que mais se destaca com esse modo de jogo é Kroos visto que o grande forte do alemão é sua alta precisão nos passes (94% de aproveitamento na La Liga até então). Por outro lado o jogador merengue que se destaca negativamente nesse quesito é o brasileiro Casemiro, a favor do volante tem que ele nunca se destacou por ser um jogador extremamente técnico mas sim pela sua marcação no meio campo (Algo que é bastante útil, visto que com ele ali os outros meio-campistas tem mais liberdade para jogar). Casemiro é o jogador do Madrid que tem o menor número de aproveitamento no passes e também é um dos responsáveis por perdas de bola no seu campo de jogo (10 por jogo)
Os números do time espanhol com esse sistema de jogo são muito bons nos 4 jogos oficiais o clube teve 2.934 uma média de 733 passes por jogo( números que são superiores ao próprio Barcelona). As construções das jogadas tem como preferência o lado esquerdo onde é comum ver Sergio Ramos, Marcelo e Kroos trabalhando juntos por lá. Com o passar da temporada a tendência é que cada vez mais esse modo de jogar se torne algo mais natural e efetivo jogadores da faixa central do campo tem com isso a chance de ganhar mais destaque nas partidas já que o jogo vai fluir mais pelos seus pés, nessas primeiras apresentações boas impressões foram deixadas esse novo estilo de jogo agrada e encanta em Madrid, a orquestra branca segue firme as ordens do seu maestro Julen Lopetegui.

Matheus Ramos

Estudante de jornalismo, amante do futebol espanhol, em especial do Real Madrid.

Últimos Posts

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025

Hulk fala sobre saída de Igor Rabello do Atlético e destaca profissionalismo do zagueiro

Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.

18 de agosto de 2025