|

Um novo capítulo será escrito na história do El Clássico

O duelo entre Real Madrid e Barcelona se consolidou historicamente como um dos maiores clássicos da história do futebol mundial. Uma rivalidade que vai além das quatro linhas, esse clássico transcende alguns níveis de rivalidade. Em breve, mais um capítulo será escrito na história das equipes. Esse próximo El clássico deveria ter sido disputado no mês de outubro, mas devido aos problemas políticos na Catalunha a federação optou em adiar o duelo.

Futebol, sentimento e até mesmo política, isso que representa o clássico entre Real Madrid e Barcelona. A primeira partida entre as equipes ocorreu em 13 de maio de 1902, válida pela Copa de lá Coronación, o que hoje equivale a Copa do Rei, o Barcelona venceu o duelo por 3-1. Outro fato sobre esse confronto aconteceu em 1968, em uma final de Copa, o Barcelona havia ganhado por 1-0, porém a torcida merengue reclamou da não marcação de um pênalti para o Madrid, com isso o público atirou garrafas e outros objetos no gramado, graças a essa confusão é proibida a venda de garrafas em estádios espanhóis. Caso semelhante ocorreu trinta anos depois, quando a torcida do Barcelona atirou objetos no campo, o motivo era a presença de Luiz Figo. O jogador tinha trocado o Barcelona pelo Real Madrid em 2000, entre os objetos jogados foi encontrado até mesmo a cabeça de um porco.

Em 1994 em um clássico no Camp Nou, os catalães aplicaram um goleada de 5-0 no Real Madrid. O destaque ficou por conta de Romário, o baixinho marcou três gols e ainda deu uma assistência. Um ano depois foi a hora da revanche, o Madrid aplicou os mesmos 5-0 sofridos no ano anterior, o chileno Ivan Zamorano brilhou e marcou três gols na partida, todos eles ainda no primeiro tempo.

Em 2002 o Real Madrid quebrou um tabu de 19 anos sem vencer no Camp Nou, a partida era válida pela Liga dos Campeões, o time merengue conquistou a vitória por 2-0, gols de McManaman e Zidane. Já em 2005 ocorreu o clássico em que Ronaldinho Gaúcho foi aplaudido de pé pelos torcedores do Real Madrid após grande atuação, o brasileiro marcou dois golaços na vitória de 3-0 dos catalães, Samuel Eto’o marcou o outro gol.

Foto:  Chema Moya, EFE

No ano de 2008 aconteceu algo além da rivalidade histórica, o Real Madrid já era campeão espanhol e faltavam apenas duas rodadas para o fim do campeonato. Os brancos foram recebidos com palmas em um corredor formado pelos jogadores do Barcelona. Com a bola rolando 4-1 para o Madrid. No ano seguinte, o Real Madrid até saiu na frente com Higuaín, porém o Barcelona virou antes do intervalo e venceu o jogo por 6-2 em pleno Santiago Bernabéu. 

29 de novembro de 2010, uma segunda-feira, quase 100 mil pessoas no Camp Nou, o motivo era os 111 anos do Barcelona. Além disso era o primeiro confronto entre Messi e Cristiano Ronaldo na temporada, sem contar a rivalidade entre José Mourinho e Pep Guardiola. Em jogo, a liderança do campeonato espanhol, os catalães venceram por 5-0. Na temporada 2010-11, o duelo era válido pela semifinal da Champions, com dois gols de Messi o Barcelona venceu o Real Madrid e encaminhou a vaga para a final da competição.

No ano de 2013 foi a vez de Cristiano Ronaldo brilhar no duelo, o português marcou dois gols em pleno Camp Nou. A partida era válida pela semifinal da Copa do Rei, o Madrid venceu por 3-1. No mesmo ano, Neymar fez sua estreia no El Clássico. O brasileiro recém contrato na época, marcou um gol e deu uma assistência na vitória dos catalães por 2-1.

Foto: Super.FC

Messi vivia um jejum de seis jogos sem marcar contra o Real Madrid, porém em abril de 2017 o argentino marcou duas vezes na vitória por 3-2 contra o Real Madrid. Além disso a partida também ficou na história pelo fato do argentino marcar o seu gol de número 500 em partidas oficiais pelo Barcelona. No mesmo ano, porém na temporada seguinte, as equipes se enfrentaram pela Supercopa da Espanha. O Madrid venceu por 3-1 no Camp Nou, com destaque para Cristiano Ronaldo, que além de marcar um golaço, repetiu a comemoração que Messi havia feito anteriormente, tirando a camisa e exibindo a parte de trás para a torcida rival. Na partida de volta, mesmo sem Cristiano Ronaldo que tinha sido expulso no primeiro jogo, o Madrid dominou e venceu por 2-0.

Em 2018 ocorreu um clássico agitado em todos os sentidos. Aos 10 minutos de jogo o Barcelona abriu o placar, 4 minutos depois Cristiano Ronaldo empatou a partida. Aos 31° Modric e Alba se estranharam, no minuto 34 Bale deu uma entrada forte em Iniesta. Aos 43 minutos Suarez e Sergio Ramos trocam insultos, no minuto seguinte, Messi chega mais forte no zagueiro merengue. No minuto 47 Sergi Roberto acerta um soco em Marcelo e acaba sendo expulso. No segundo tempo após lance polêmico Messi amplia, porém Bale decreta o empate de 2-2 em um dos clássicos mais violentos.

Vivendo um péssimo momento com Lopetegui, o Real Madrid sofreu uma goleada de 5-1, no Camp Nou e sem Messi. A partida sacramentou a demissão do técnico do Real Madrid. 

Entre jogadores que passaram pelos dois times, destacam-se: Javier Saviola, Ronaldo, Luís Figo,Michael Laudrup, Samuel Eto’o, Julen Lopetegui, Ricardo Zamora.

Real Madrid e Barcelona já se enfrentaram 242 vezes, 95 vitórias do Madrid, 96 do Barcelona e 51 empates. A maior goleada do clássico foi 11-1 para o clube da capital espanhola, partida válida pela Copa do Rei em 1943. O artilheiro do duelo é Messi com 27 gols, seguido por Alfredo Di Stéfano e Cristiano Ronaldo, ambos com 18. Manolo Sanchis e Sergio Ramos, ambos do Real Madrid, são os jogadores que mais vezes disputaram o El Clássico, 43 partidas de cada.