Acesso para Série A garantido e cada vez mais próximo do título

Na noite da última terça-feira (5), a equipe do Red Bull Bragantino alcançou o acesso para a primeira divisão do futebol brasileiro. Ao vencer o Guarani por 3-1, a equipe paulista garantiu a vaga na série A com cinco rodadas de antecedência, e 22 anos depois.

O time que agora é gerido pela empresa austríaca de bebidas, logo no primeiro ano da parceria já garantiu o acesso, e muito provavelmente terminará a temporada com o título da Série B. Os 65 pontos alcançados em 33 jogos, superam marcas de grandes clubes que passaram pela segunda divisão. Em 2016, nessa mesma rodada do campeonato, o Vasco tinha 58 pontos conquistados. O Internacional em 2017, somava 62 pontos. Os números do Red Bull Bragantino são os mesmos do Botafogo em 2015, mas na época o clube carioca precisou de mais duas rodadas para garantir o acesso.

FOTO: RED BULL BRAGANTINO

Bragantino é líder da competição desde a sétima rodada. O clube também é o melhor nos quesitos de melhor defesa e ataque, apenas 23 gols sofridos e 56 marcados. O destaque ofensivo fica por conta de Claudinho, segundo jogador com mais participações diretas em gols, 18 no total (10 assistências e 8 gols). Ainda sobre o camisa 10, ele é o maior driblador da Série B, tem aproveitamento de 81,8% nesse fundamento. Além de ser o jogador com mais passes pra finalização, são 85 segundo o Footstats

Falando agora do coletivo, principal arma da equipe. O Red Bull Bragantino é o clube que mais troca passes (14.629), também tem a maior precisão neles (90,8%). São eles quem mais invertem o jogo (198), a equipe que mais finaliza (564), o time que mais conclui através de passe (379), e lidera também o quesito de gols com assistências (36). Os números ofensivos chamam atenção, atrelado a isso, o clube ainda é o segundo em cruzamentos (940) e dribles (245).

Além de uma máquina ofensiva, a equipe paulista também se destaca sem a bola. Apesar de ser o time com maior média de posse da Série B (58%), o Bragantino é a segunda equipe que mais rouba bola, ficando atrás apenas do Sport, que também faz uma boa campanha.

Só para se ter uma noção, da última vez que o Bragantino, agora Red Bull Bragantino esteve na primeira divisão, a internet ainda era pouco acessível, Zidane era o melhor do mundo e Titanic batia recordes de bilheteria no cinema.

Agora 22 anos depois, e com um elenco preparado, o clube paulista garante novamente o acesso, e promete ser uma das grandes atrações da temporada 2020. Na partida de ontem torcedores do Guarani gritavam “Time de empresário” para provocar os donos da casa. Por outro lado, o presidente do clube Marquinhos Chedid afirmou que: “Torcedor gosta mesmo é de ver o time ganhar. Essa parceria salvou o Bragantino, pois hoje está muito caro fazer futebol no interior e o próprio Guarani é prova disso”