| |

Red Bull Bragantino fica próximo de anunciar técnico português

Após a saída de Antônio Carlos Lago, o time do interior paulista se movimentar para anunciar um novo treinador. O favorito para assumir o cargo, é o português Carlos Carvalhal, de 54 anos. O treinador que atualmente comanda o Rio Ave de Portugal, já teve um reunião com representantes do Red Bull Bragantino nesta semana, reunião essa que aumentou cada vez mais a chance de um acordo. A expectativa da diretoria é que o vínculo de dois anos seja confirmado em breve.

Carvalhal tem característica que agradam o clube paulista, um futebol agressivo que sabe ter e trabalhar a bola, e também saiba lidar com jogadores jovens. No Campeonato Português por exemplo, o Rio Ave (atual 7° colocado) é o terceiro time que mais cria chances claras de gol na competição. São 37 oportunidades com apenas 17 gols marcados, o líder nesse quesito é o Benfica, com 40 chances. O Rio Ave tem em média 53,4% de posse de bola (5° melhor na competição), ano passado na Série B o Bragantino tinha média de 60,1%. Outro fator em comum dos trabalhos, são as inversões de bola, o time lidera esse quesito no Campeonato Português, algo que também foi uma marca do clube paulista na temporada passada.

O treinador português é experiente, 21 anos de carreira. Tem em seu currículo equipes como: Leixões, Braga, Vitória de Setúbal, Sporting, Besiktas, Sheffield Wednesday, Swansea. 

Vale destacar seu trabalho no Leixões em 2002, na época o clube estava na terceira divisão. Ele conseguiu chegar a final da Taça de Portugal (perdeu para o Sporting por 1-0), consequentemente acabou conseguindo uma vaga para a Taça da UEFA. Ele é o único técnico a conseguir tal feito em Portugal. Já no Vitória de Setúbal ele conquistou a Taça da Liga na temporada 2007/08, contra o Sporting, ficando com uma vaga para a Liga Europa.

No futebol inglês, sua passagem no Sheffield Wednesday da segunda divisão, teve bons momentos. Conseguiu levar por duas vezes a equipe para os play-offs de acesso à Premier League. Recentemente foi eleito pelos torcedores, como melhor treinador do clube na década com 75% dos votos. Já no Swansea, assumiu o time na 20° colocação da Premier League, conseguiu tirar o time da zona de rebaixamento, mas o clube posteriormente acabou perdendo os cinco últimos jogos e foi rebaixado.