Red Bull Leipzig, o time que está superando o Bayern de Munique

O RasenBallsport Leipzig, conseguiu um feito histórico, tirar a liderança do Bayern de Munique, por uma rodada, algo que há anos não acontecia no campeonato.

 

Criação:

 

O Red Bull Leipzig foi criado no dia 19 de maio de 2009, sendo um dos quatro clubes que são gerenciados pela empresa austríaca Red Bull (sediados no Brasil, Estados Unidos, Áustria e uma filial que não existe mais em Gana). O time comprou o SSV Markranstädt, da quarta divisão, com a promessa de em dez anos transformar em uma equipe da primeira divisão. Com o estatuto do futebol alemão proibindo a ligação direta de um clube com uma empresa, a Red Bull detêm 49% do time e não pode utilizar sua marca de forma flagrante nos produtos da equipe.

Foto: AP Photo/Jens Meyer.
Foto: AP Photo/Jens Meyer.

Em 2009-2010 foi campeão da NOFV-Oberliga Süd (quinta divisão alemã), na temporada seguinte, ficou em quarto lugar na Regionalliga Nord (quarta divisão), porém conquistou a Copa Saxônica (campeonato com clubes da terceira, quarta e quinta divisão) que lhe deu o direito de disputar a Copa da Alemanha. Na temporada 2011-2012, ficou em terceiro lugar na quarta divisão e ficou na segunda fase da Copa da Alemanha.

Após persistir na quarta divisão, foi primeiro lugar na primeira fase em 2012-2013 com 21 vitórias e 9 derrotas, nos play-offs uma vitória e um empate e acesso. Na próxima temporada, outro acesso, com um segundo lugar na 3.Liga (terceira divisão) e eliminação na primeira fase da Copa da Alemanha. Em 2014-2015, um quinto lugar na 2.Bundesliga (segunda divisão), tentou no ano seguinte e subiu com um segundo lugar. Conquistando sua meta, em 8 anos saiu da quinta divisão para a divisão mais forte do país.

Foto: Instagram/Bernardo Junior.
Foto: Instagram/Bernardo Junior.

 

Da desconfiança a liderança:

 

Péter Gulácsi, Willi Orban, Marvin Compper, Marcel Halstenberg, Stefan Ilsanker, Diego Demme, Naby Keïta, Yurary Poulsen, Timo Werner, Marcel Sabitzer e Emil Forsberg. Elenco titular que a priori não mostra grande força, entretanto essa é a equipe líder da Bundesliga. Com um time veloz, jovem e obediente taticamente, o time de Leipzig impressiona e consegue quebrar um domínio do Bayern, que já persistia por anos.

Na estreia, a expectativa era se manter na primeira divisão, apesar de estar líder, ainda é o objetivo principal da equipe de Leipzig. O empate contra o Hoffenheim, fora de casa, foi um resultado para se comemorar. Na segunda rodada, uma parada difícil, e o primeiro resultado consistente, vitória por 1 a 0 contra o Borussia Dortmund. Por enquanto, o time ainda não parecia uma ameaça ao sempre soberano Bayern de Munique, no embate seguinte, o olho começou a abrir e os grandes clubes, iniciaram um tímido respeito ao Red Bull, uma vitória por 4 a 0 (Emil Forsberg, Willi Orban, Timo Werner e Davie Selke), fora de casa, contra o Hamburgo.

Foto: Reuters/Stefanie Loos.
Foto: Reuters/Stefanie Loos.

No quarto jogo, empate contra o Borussia Monchengladbach por 1 a 1, nada que fugisse muito a meta do elenco. Na partida seguinte, empate contra o surpreendente Colônia, fora de casa, parecia que a equipe perdia sua força, somente parecia. Na sexta rodada, vitória de 2 a 1 sobre o Augsburg, em casa, outro triunfo importante, foi contra o Wolfsburg, por 1 a 0 (Emil Forsberg), o clube estava determinado a manter o ritmo e alçar grande voos.

No oitavo jogo, outra vitória contra um time tradicional, 3 a 1 (dois tentos de Naby Keita e um de Davie Selke) sobre o Werder Bremen, dentro de casa, no embate seguinte, triunfo fora de casa, 2 a 0 sobre o novato Darmstadt. A sequência de vitórias continua, 3 a 1 sobre o Mainz, dentro de casa, na décima primeira rodada, o momento histórico, depois de anos, o Bayern de Munique não fica em primeiro lugar após o fim de todos os embates, aconteceu da seguinte maneira, vitória de 3 a 2 sobre o Bayer Leverkusen, fora de casa (gols de Baumgartlinger, contra e Forsberg e Orban) e derrota do Bayern sobre o Borussia Dortmund e liderança assegurada ao clube da Saxônia (leste da Alemanha).

Foto: Reuters.
Foto: Reuters.