|

Estudante que defendeu TCC sobre o Remo, se forma oficialmente pela UFPA

A jovem remista Hisabelle Virgolino, de 22 anos, concluiu de forma oficial o curso de Licenciatura em Dança, no último dia 08/05, pela Universidade Federal do Pará. A solenidade de formatura da sua turma que seria dia 26/03, foi suspensa devido a pandemia de Covid-19.

Em nota, a UFPA cancelou todas as solenidades de colação de grau do ano de 2020, e no último dia 08 resolveu formalizar tudo em um ato administrativo. A defesa do TCC foi realizada na Escola de Teatro e Dança da UFPA, dia 13/12/2019, baseada na cultura popular paraense, como uma boa apreciadora da arte, a estudante fez da sala de apresentação uma arquibancada remista, decorado por bandeiras do Clube do Remo e torcedores com suas camisas azulinas como nos estádios de futebol.

Sobre a escolha do tema para o TCC, Hisabelle relatou: “Pelo viés cultural, abordo o Fenômeno Azul como uma manifestação espetacular que vai muito além do futebol. Uma prática que envolve a sociedade, a história, a tradição, a cultura, a emoção e a arte que o torcedor faz nas arquibancadas”, a jovem também fez questão de frisar a luta da representatividade feminina nos estádios de futebol: “Sem esquecer de mencionar a figura feminina nesse ambiente considerado historicamente como violento e inseguro para as mulheres”.

Quanto a questão inusitada de concluir o curso superior durante a pandemia do novo coronavírus, sem uma solenidade de formatura por motivos de força maior, como aconteceu com todas as turmas da Universidade Federal do Pará que formariam em 2020, Hisabelle declarou: “Não foi como eu idealizei a minha formatura, porém, cancelar a cerimônia em virtude da pandemia, foi uma medida necessária, dolorosa, mas necessária”.

 

Foto: Arquivo pessoal.