River Plate e Flamengo decidirão a Libertadores da América no próximo dia 23, em Lima. Uma final histórica, a primeira vez com jogo único nesses 60 anos da maior competição de nosso continente. Como forma de entrar no clima, faremos uma série de matérias especiais relatando as finais dos times envolvidos. Dando continuidade a nossa série, trataremos do primeiro título da Libertadores pelo lado Millionario: a final de 1986.
O objetivo é a de contar em forma de crônica a história do confronto final dessas Copas que esses dois clubes foram finalistas. Isso com todo o amor e a valorização que nossa Libertadores merece e nem sempre recebe. Leia agora sobre a final entre River Plate e América de Cali.
Veja as matérias sobre as outras finais:
• La primeira final de River #1
• Pelo amor de Deus, Joãozinho #2
No dia 22 de outubro de 1986, o River Plate iniciaria a disputa de mais uma final de Copa Libertadores. Desta vez, viajaria para Cali, onde enfrentaria o América de Cali/COL.
Antes disso, o River Plate, na fase de grupos, tinha tarefa complicada em grupo que possuía: Montevideo Wanderers e Peñarol, ambos do Uruguai; e Boca Juniors, grande rival dos Millionarios. O River foi bem e, com 11 pontos em 6 jogos, se classificou para a segunda fase da competição.
Na fase seguinte, o time de Buenos Aires, disputaria um triangular contra o Argentinos Juniors – que ingressou somente nesta fase porque havia sido campeão no ano anterior, e o Barcelona de Guayaquil. Os Millionarios empataram em pontos com o Bicho (apelido do Argentinos Juniors). Houve uma partida de desempate, entretanto, terminou com um empate sem gols, deste modo, classificando o River Plate para a final – já que o clube havia saldo de gols melhor.
O último grande da Argentina a conquistar a tão desejada Copa Libertadores. O talvez azarado River Plate, depois de 20 anos da sua primeira final (leia aqui), conquistava seu primeiro título da competição, superando o América de Cali.
Na primeira partida, realizada no Estádio Olímpico Pascual Guerrero – localizado em Cali, o River Plate foi superior ao time da casa e venceu a partida por 2-1. Os gols do time argentino na partida foram marcados por Funes e Alonso, ambos no primeiro tempo. Na etapa complementar, Cabañas descontou para o América.
29 de outubro de 1986. Neste dia, os Millionarios entraram em campo buscando seu primeiro título de Libertadores e tinham a vantagem do empate, já que haviam vencido a partida de ida. O Monumental de Nuñez pulsava. Com o estádio completamente lotado, o River Plate conseguiu uma renda superior a 1 milhão de dólares, algo surreal para a época.
A torcida apoiava, como de costume. Entretanto, com a bola rolando, o time local não conseguia mostrar o futebol que o levara a aquele posto de finalista. Contudo, não é sempre que se joga de maneira brilhante. Na segunda etapa, os Millionarios conseguiram marcar. Funes, aos 23 minutos, marcava o gol que afastaria todos os fantasmas do passado: as derrotas de 1966 e 1976. Era o gol do primeiro título do River Plate.
Neste inesquecível dia 29 de outubro de 1986, o River Plate conquistava o seu primeiro título de Copa Libertadores. A América do Sul mais uma vez conquistada por um time argentino, mas, desta vez, era pintada de branco e vermelho.
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…
O experiente técnico Mauricio Souza, com passagens por Flamengo, Vasco, Botafogo, Athletico Paranaense e Madura United(Indonésia) comandou o Red Bull…