Pela Libertadores, River de Gallardo ainda não venceu brasileiros no Monumental
Na era de Muñeco, a única vitória veio contra o São Paulo na edição de 2020 da Libertadores no Estádio Libertadores de América
O River Plate se tornou na última década um time a ser batido no cenário internacional, foram duas conquistas de Libertadores, uma Sul-Americana e três Recopas. Um dos grandes responsáveis para este sucesso tem nome e sobrenome – Marcelo Gallardo. El Muñeco como é conhecido está desde 2014 no comando do plantel do Monumental e fez o time jogar ao seu modo, vencendo, sendo intenso e conquistando o que viesse pela frente no cenário internacional.
No entanto, ainda há um tabu para o River Plate de Gallardo quebrar diante dos brasileiros. Os millonarios comandados por Marcelo ainda não venceram equipes do nosso país dentro do Momental de Núñez. Nesta quarta-feira (11), às 21h30, terá o jogo de ida das quartas de final da Libertadores contra o Atlético Mineiro para liquidar a sina.
Foram seis jogos contra Cruzeiro, São Paulo, Flamengo, Grêmio e Fluminense e três derrotas além, é claro, de três empates. O River ganhou sim de um time brasileiro desde 2014 jogando de local – como dizem na Argentina – mas foi quando o estádio de Núñez passava por reformas. A vitória que eliminou o São Paulo nos grupos da última edição de Libertadores por 2 a 1 foi a única com Gallardo no comando.
A história começa com o Cruzeiro em 2015. Nas quartas de final, jogo de ida, Marquinhos marcou e o time celeste venceu. A volta foi 3 a 0 para os argentinos no Mineirão. Em 2016, o Tricolor Paulista empatou em 1 a 1 na fase de grupos. Na mesma fase, o Flamengo segurou um 0 a 0 em Buenos Aires na edição de 2018. Ainda na campanha do tetracampeonato sobre o Boca Juniors, os de Muñeco perderam por 1 a 0 para o Grêmio com gol de Michel na semi. A volta foi com classificação heroica dentro da Arena.
Saindo da Libertadores, o River de Gallardo venceu um brasileiro em seu estádio. Na final da Recopa de 2019, diante do Athletico Paranaense, após perder de 1 a 0 na Arena da Baixada, o time de Núñez fez 3 a 0. Nacho Fernández, hoje no Galo, foi autor do primeiro gol naquela noite.