Futebol Sul-Americano

Pela Libertadores, River de Gallardo ainda não venceu brasileiros no Monumental

Na era de Muñeco, a única vitória veio contra o São Paulo na edição de 2020 da Libertadores no Estádio Libertadores de América

O River Plate se tornou na última década um time a ser batido no cenário internacional, foram duas conquistas de Libertadores, uma Sul-Americana e três Recopas. Um dos grandes responsáveis para este sucesso tem nome e sobrenome – Marcelo Gallardo. El Muñeco como é conhecido está desde 2014 no comando do plantel do Monumental e fez o time jogar ao seu modo, vencendo, sendo intenso e conquistando o que viesse pela frente no cenário internacional.

No entanto, ainda há um tabu para o River Plate de Gallardo quebrar diante dos brasileiros. Os millonarios comandados por Marcelo ainda não venceram equipes do nosso país dentro do Momental de Núñez. Nesta quarta-feira (11), às 21h30, terá o jogo de ida das quartas de final da Libertadores contra o Atlético Mineiro para liquidar a sina.

(Getty Images)

Foram seis jogos contra Cruzeiro, São Paulo, Flamengo, Grêmio e Fluminense e três derrotas além, é claro, de três empates. O River ganhou sim de um time brasileiro desde 2014 jogando de local – como dizem na Argentina – mas foi quando o estádio de Núñez passava por reformas. A vitória que eliminou o São Paulo nos grupos da última edição de Libertadores por 2 a 1 foi a única com Gallardo no comando.

A história começa com o Cruzeiro em 2015. Nas quartas de final, jogo de ida, Marquinhos marcou e o time celeste venceu. A volta foi 3 a 0 para os argentinos no Mineirão. Em 2016, o Tricolor Paulista empatou em 1 a 1 na fase de grupos. Na mesma fase, o Flamengo segurou um 0 a 0 em Buenos Aires na edição de 2018. Ainda na campanha do tetracampeonato sobre o Boca Juniors, os de Muñeco perderam por 1 a 0 para o Grêmio com gol de Michel na semi. A volta foi com classificação heroica dentro da Arena.

Saindo da Libertadores, o River de Gallardo venceu um brasileiro em seu estádio. Na final da Recopa de 2019, diante do Athletico Paranaense, após perder de 1 a 0 na Arena da Baixada, o time de Núñez fez 3 a 0. Nacho Fernández, hoje no Galo, foi autor do primeiro gol naquela noite.

Com Nacho e Lucas Pratto decisivos, River saiu campeão diante do CAP (Conmebol/Recopa)

Voltando à Copa, o Cruzeiro visitou novamente os argentinos nas oitavas de 2019 e saiu com um 0 a 0. Vale lembrar que Matías Suárez teve um pênalti no último lance de jogo e desperdiçou. Na volta, deu Argentina no Mineirão. Na edição de 2020, o São Paulo e Palmeiras foram a Avellaneda jogar contra o River. O primeiro perdeu em 2 a 1 e o segundo fez um implacável 3 a 0. Diante do Fluminense na atual Liberta, o time de Roger Machado contra o River em recuperação da covid-19, fez um 3 a 1.

Gabriel Neri

Amante de uma boa retranca uruguaia enquanto escuto uma MPB tomando uma cerveja argentina. Valorize o nosso.

Últimos Posts

Casa cheia: Cruzeiro aumenta parcial de ingressos vendidos para duelo contra o Ceará

O Cruzeiro divulgou, na manhã deste sábado (26), uma nova parcial de ingressos vendidos para o duelo diante do Ceará,…

26 de julho de 2025

Cruzeiro toma decisão sobre negociação por Brian Rodríguez

O Cruzeiro definiu que não vai avançar na negociação pelo atacante Brian Rodríguez, que atualmente pertence ao América do México.…

26 de julho de 2025

Palmeiras não vai contratar substituto para Mayke

Mayke definiu seu futuro nesta sexta-feira (25). O jogador vai assinar com o Santos até o fim de 2027, depois…

26 de julho de 2025