| | | | | |

Guia da Serie A 20/21

Imagem em destaque: Marco Bertoletto/AFP

Na temporada passada, a Serie A italiana mostrou que é competitiva. Apesar disso, a Juventus levantou o nono scudetto consecutivo e manteve a dinastia na competição. Nesta temporada, as equipes se preparam para mais uma maratona de jogos enquanto disputam as competições europeias. Então, para saber mais sobre as equipes, confira o guia preparado por Giovana de Assis, colunista do Milan, e Pedro Pointevin, colunista do Napoli.

Atalanta:

Foto: Vicenzo Pinto/AFP

O time de Gian Piero Gasperini vem de uma temporada espetacular. Além conquistar a terceira colocação na Serie A, a equipe de Bérgamo chegou às quartas de finais da Champions League quando caiu para o PSG, time que viria a ser finalista mais tarde. Para essa temporada, a Atalanta chega como uma das principais concorrentes da Juventus na briga pelo título. Os desafios e as responsabilidades serão maiores, já que a Atalanta entrará nesta temporada não mais como surpresa, e sim como realidade. 

Quem chegou:

A Atalanta se movimentou bastante nesta janela de transferências. A equipe de Gasperi reforçou o meio de campo com Murtaro e Miranchuk, vindos de Juventus e Lokomotiv Moscou, respectivamente. Além deles, o zagueiro Romero chegou por empréstimo da Juventus. O lateral-direito Piccini também chegou por empréstimo, vindo do Valência. O meia Palasic foi contratado em definitivo em um acordo de 15 milhões de euros pelo Croata.

Quem saiu:

O lateral-direito Castagne foi um dos jogadores a deixar a Atalanta. O belga de 24 anos foi vendido ao Leicester por 24 milhões de euros. O zagueiro Mancini também deixou a Atalanta e rumou para Roma, por 13 milhões de euros.

Fique de olho:

Conhecemos a forma de jogo da Atalanta, e não será diferente nesta temporada. O time de Gasperini se reforçou com Miranchuk, que tem tudo para ser um dos destaques da equipe nesta temporada. Ele chega com moral a Bérgamo e se encaixa perfeitamente no esquema de Gasperini. Ou seja, tem tudo para desenvolver ainda mais o futebol na Itália.

Benevento:

Imagem: Giuseppe Bellini/Getty Images

O Benevento voltou à Serie A após terminar na lanterna da competição na temporada 17/18. Em 2020, a equipe se sagrou campeã da Serie B. Com novos uniformes, os comandados de Pipo Inzaghi busca reforços para, desta vez, permanecer na elite italiana.

Quem chegou:

A principal contratação do Benevento foi Artur Ionita, que pertencia ao Cagliari. Ele participou de 37 partidas na temporada anterior. Além do jogador da Moldávia, o Benevento garantiu a contratação de Kamil Glik. O jogador estava no Mônaco, mas passou seis anos na Itália.

Quem saiu:

A maioria dos atletas que disputou a Serie B saiu por empréstimo, mas o zagueiro Gyamfi foi transferido para o Reggiana, junto com Andrea Costa. 

Fique de olho:

Roberto Insigne é o irmão mais novo de Lorenzo Insigne, capitão da Napoli, e tem 66 jogos com a camisa do Benevento. Ao todo, são 18 gols e 18 assistências na equipe.

Bologna:

Imagem: Bologna FC

O Bologna foi o 12º colocado na Serie A 19/20, uma temporada um pouco abaixo das expectativas. Para essa temporada, não deverá ser diferente: o time deve brigar no meio da tabela novamente.

Quem chegou:

Até o momento, ex-lateral-direito do Torino Lorenzo De Silvestri é a principal contratação do time do Bologna. Além dele, o jovem atacante Emanuel Vignato foi contratado por 4,5 milhões de euros. Lembrando que Vignato possui dupla nacionalidade, italiana e brasileira.

Quem saiu:

Diversos jogadores deixaram o clube nesta janela, entre eles estão Krejci, Sarr, Falcinelli, Destro, Falletti, Cassandro, El Kaouakibi, Rizzo, Brignani, Ghini e Pattarello.

Fique de olho:

Mesmo sem a permanência garantida, o atacante Musa Barrow é o principal nome a se observar nesse time do Bologna. Na última temporada, o atacante de apenas 21 anos marcou 9 gols e deu duas assistências. 

Cagliari:

Imagem: Enrico Locci/Getty Images

A ultima temporada não foi das melhores para o Cagliari. A equipe terminou a Serie A na 14ª colocação. Por isso, o técnico Di Francesco foi contratado e terá a missão de dar uma cara nova ao time. Hoje, o clube passa por um processo de reformulação.

Quem chegou:

O principal nome que está para chegar ao Cagliari é Diego Godin. O zagueiro uruguaio está fora dos planos de Conte na Inter e deve ser o novo reforço da equipe de Sardenha. No entanto, a realidade de momento é a contratação de jovens promessas italianas. O zagueiro Alessandro Tripaldelli e o atacante Riccardo Sottil integram o elenco de Di Francesco nesta temporada.

Quem saiu:

O meia Lucas Castro e o zagueiro Romagna deixaram a equipe em definitivo. Eles estavam emprestados na última temporada à SPAL e Sassuolo, respectivamente.

Fique de olho:

O meia uruguaio Nahita Nandez chegou na temporada passada à Itália e encantou com seu bom futebol. Portanto, esta temporada não deve ser diferente. O jogador desperta interesse de gigantes da Inglaterra. Além dele, vale destacar o atacante Simeoni, que na última temporada marcou 12 gols e deu 3 assistências.

Crotone:

O Crotone foi o segundo colocado na Serie B 19/20, com uma diferença de 18 pontos para o campeão Benevento. A equipe de Giovanni Stroppa se reforçou para a nova etapa, com o objetivo de se manter na primeira divisão e brigar contra as equipes da elite.

Quem chegou:

A última contratação do Crotone foi Eduardo, meio-campista brasileiro de 25 anos que estava no Sporting. Além dele, Luca Marrone, Milos Vulic, Lisandro Magallán (ex-Boca Juniors) e Emmanuel Riviere se juntam à equipe.

Quem saiu:

Maxi López e Andrea Barberis saíram da equipe sem custo. Os destinos foram Sambenedettese e Monza, respectivamente.