Pré-jogo: Barcelona x Roma

A Roma fará nessa quarta-feira (4), o jogo mais importante da temporada até aqui. O time da capital italiana irá enfrentar o Barcelona, as 15h45 (horário de Brasília), no Camp Nou, pelo jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões.
Confrontos anteriores

Roma e Barcelona já se enfrentaram quatro vezes na Liga dos Campeões. No total foram 2 empates e uma vitória para cada lado. Na temporada 2001/2002, os dois clubes faziam parte do grupo B, que ainda tinham Liverpool e Galatasaray. Roma e Barcelona se enfrentaram na terceira rodada, e o jogo terminou empatado em 1 a 1, e na quarta rodada, quando a Roma venceu por 3 a 0 a equipe espanhola, que tinha o camisa 10, Rivaldo, como o principal jogador. A Roma terminou a fase de grupos na terceira posição com 7 pontos e não se classificou para as oitavas, vendo Barcelona e Liverpool ficarem com as vagas.

A terceira vez foi no dia 16 de setembro de 2015, pela temporada 2015/2016, onde empataram em 1 a 1 na primeira rodada da fase de grupos, com Suárez marcando para o Barça e Florenzi, que fez um golaço do meio campo, empatando a partida para a Roma

A quarta vez foi no jogo da volta, no dia 24 de novembro, em Barcelona, onde o time catalão goleou a Roma por 6 a 1, com dois gols de Messi e Suárez, um de Piqué e um de Adriano. Dzeko fez o de honra dos Giallorossi. Apesar da derrota, a Roma passou para as oitavas de final junto com a equipe do trio MSN (Messi, Suárez e Neymar). Nas oitavas de final, a Roma foi eliminada pelo Real Madrid, que se sagrou campeão daquele ano em cima do rival, Atlético de Madrid.

Confira como Barcelona e Roma chegaram até as quartas de final da Champions League:

O Barcelona, além da liderança isolada no campeonato espanhol com 76 pontos e com boa vantagem sobre o segundo colocado Atlético de Madrid, que tem 67, o time catalão foi muito bem na fase de grupos da Champions League, onde somou 14 pontos ficando à frente da forte Juventus, que somou 11 e passou em segundo.

Depois, nas oitavas de final, enfrentou o Chelsea. Messi, que nunca havia feito gols contra o time de Londres, decidiu fazer logo três e comandou a classificação do Barça para as quartas.

A Roma se classificou em primeiro, num grupo muito forte, com Chelsea e Atlético de Madrid. Apesar de não ter o favoritismo a seu favor, os Giallorossi terminaram a fase de grupos com 11 pontos, mesma pontuação do Chelsea, porém ficando à frente do time inglês, devido à grande vitória por 3 a 0, em Roma.

Dzeko, contra o Chelsea

Embora muito equilibrados, os jogos das oitavas de final da Champions League contra o Shakhtar Donestk, fizeram com que a Roma ficasse com mais confiança para enfrentar o todo poderoso Barcelona.

No campeonato Italiano, os Giallorossi estão em terceiro lugar com 60 pontos, 18 a menos que a líder Juventus

Para essa primeira partida contra o Barcelona, Di Francesco, treinador da Roma, não poderá contar Cengiz Under, que nem viajou com a equipe. O jogador Turco sentiu dores musculares quando estava servindo a seleção Turca. Já Nainggolan, que sentiu a coxa direita no último jogo contra o Bologna, foi avaliado e viajou para Barcelona e deve começar jogando.

O Barcelona de Lionel Messi, teve uma boa notícia nesta última segunda-feira (2), pois, o volante Sérgio Busquest, que sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé direito na vitória por 3 a 0 do Barça, sobre o Chelsea, nas oitavas de final da Liga dos Campeões, voltou aos treinos depois de três semanas de recuperação e pode ficar à disposição do técnico Ernesto Valverde para a partida.

Provável time do Barcelona:

1 Ter Stegen; 20 Sergi Roberto, 3 Pique, 23 Umtiti, 18 Jordi Alba; 11 Dembelè, 4 Rakitic, 5 Busquets, 8 Iniesta; 9 Suarez, 10 Messi.

Banco de reservas: 13 Cillessen, 25 Vermalen, 2 Semedo,15 Paulinho, 21 André Gomes, 22 Vidal, 17 Paco Alcacer.