Na partida de ida, na Ucrânia, o time da capital Italiana perdeu por 2 a 1, e pelo gol marcado fora de casa, bastava o placar mínimo para garantira a vaga entre os oito melhores times da Europa, após 10 anos. A última vez foi na temporada 2007/2008, quando eliminou o maior campeão da competição, o Real Madrid. Na oportunidade, a Roma venceu os dois jogos por 2 a 1 e nas quartas de final, saiu para o Manchester United, que viria ser o campeão daquele ano, batendo o Chelsea. Antes a Roma havia chegado mais duas vezes; Na temporada 83/84, quando chegou até a final e perdeu para o Liverpool, por 4 a 2, nos pênaltis e na temporada 2006/2007, quando eliminou o Lyon nas oitavas e saiu novamente para o Manchester United, nas quartas de final.
A Roma começou o jogo com tudo, e quase abriu o placar no primeiro ataque do jogo, Nainggolan recebeu na área e tocou para Dzeko, o bósnio chutou e Pyatov fez a defesa. Depois do susto inicial, o Shakhtar tocava bem a bola e impedia que a Roma pressionasse, tanto que em cobrança de escanteio, Florenzi desviou e quase marcou contra. Nos 15 primeiros minutos, o time do Shakhtar era melhor, acuando os Giallorossi, que pouco conseguia chegar, mesmo jogando em casa. Nainggolan em uma boa escapada, tocou a bola para Dzeko, que acionou Kolarov, que cruzou para a área, mas ninguém apareceu para concluir. Sem conseguir penetrar na defesa, a saída era arriscar de longe, Perotti tentou, mas a bola passou longe. Fim do primeiro tempo e o torcedor romanista viu o Shakhtar, que controlou bem as ações com troca de passes, melhor na partida, mesmo sem criar grandes chances.
No segundo tempo, mesmo não conseguindo ter o domínio da partida, a Roma voltou mais confiante e aos seis minutos, Dzeko recebeu belo passe de Strootman, avançou livre, entrou na área e com um belo toque, colocou a bola entre as pernas do goleiro Pyatove, abrindo o placar no estádio Olímpico.
O gol empolgou os Giallorossi, que aos 17 minutos quase ampliaram novamente com Dzeko, que bateu de curva, e a bola passou perto da meta de Pyatov. Conseguindo dominar as ações depois de inaugurar o marcador, o time da capital italiana teve mais uma chance com Dzeko, que de canhota mandou para o gol, mas perdeu a oportunidade. Aos 33 minutos, o zagueiro Ordets levou cartão vermelho direto depois que puxou Dzeko na entrada da área e deixou o Shakhtar em situação ainda mais complicada. Aos 34 minutos, uma confusão tomou conta do jogo. Os jogadores começaram a discutir no campo, depois que dois atletas do Shakhtar empurraram o gandula para fora da placa de publicidade. Alisson e Taison discutiram, e Facundo Ferreyra protagonista da confusão recebeu o cartão amarelo. O Shakhtar pressionou a Roma nos minutos finais mas sem eficiência, não conseguiu finalizar no gol de Alisson. Alan Patrick, ainda tentou chegar ao gol em cobrança de falta mas a bola explodiu na barreira. Final de jogo e a Roma conseguiu a classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões, pela quarta vez na sua história
O adversário da Roma nas quartas de final, sairá no sorteio que irá acontecer na próxima sexta-feira (16), as 8h (horário de Brasília). Os jogos da próxima fase estão marcados para os dias 3, 4, 10 e 11 de abril.
A Roma volta agora todas as atenções para o Campeonato Italiano, onde ocupa a terceira posição. No domingo (18), as 11h (horário de Brasília), o time vai encarar o Crotone, fora de casa e vai em busca da terceira vitória consecutiva no Calcio.
Parceiro de Kauã Basile, o atacante Felipe Rafael é destaque e artilheiro nas categorias de base do Santos em 2024…
No próximo dia 28 de dezembro, o atacante Pedrinho organizará um jogo festivo entre os times “Amigos do Pedrinho” e…
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…