Foto: Davi Saboya/JC
No dia 05 de Dezembro de 2017 o candidato à presidência do Santa Cruz, Constantino Júnior, vencia as eleições e se tornava presidente do clube. Ali, naquela data, naquele local, daríamos continuidade ao mesmo grupo que está na gestão do Santa Cruz desde 2009.
Antes de Constantino, estiveram na cadeira de presidente Fernando Bezerra Coelho (2009/10), Antônio Luiz Neto (dois mandatos, de 2011 ao fim de 2014) e Alírio Moraes (primeiro mandato de três anos, de 2015 até agora).
O QUE MUDOU?
Fora os novos integrantes da diretoria, seja ela de futebol e do executivo, somente. Nada mudou.
Como se não bastasse a crise financeira no Arruda, o último mandatário Coral, Alírio Moraes (2015-17), antecipou verbas deste ano, dificultando a gestão do presidente atual (Constantino Júnior).
Segundo informações apuradas pelo Mercado do Futebol, um valor total de R$2.450.000,00 foi adiantado. Além disso, o Santa Cruz não conseguiu patrocinador Master, o que dificultou no orçamento do clube na temporada.
O Santa Cruz iniciou o ano com uma folha salarial na casa dos 250 mil. De janeiro à Junho, mês em que fechou a janela de contratações da Série C, o Santa Cruz contratou exatos 39 jogadores e três técnicos. Desses 39 atletas, quinze foram demitidos. Total falta de planejamento da diretoria de futebol, que foi responsável pela maioria das contratações e que tem como executivo Fred Gomes.
Lista dos jogadores contratados pelo Santa Cruz em 2018:
Goleiros: Tiago Machowski e Ricardo Ernesto
Laterais: Paulo Henrique, Henrique Ávila, Rafinha (não jogou), Mailton, Allan Vieira.
Zagueiros: Renato Silveira, Augusto Silva, Genilson, Danny Morais, Sandoval
Volantes: Luiz Otávio, Jefferson Silva, Jorginho, Ilaílson, Leandro Salinho, Johnny, Charles, Eduardo, Jefferson Maranhão, Carlinhos Paraíba.
Meias: Arthur Rezende, Daniel Sobralense, Héricles, Geovani, Valdeir
Atacantes: Jailson, Robert, Pipico, Robinho, Vinícius, Robinho Mora, Fabinho Alves, Jonathan Bryan, Halef Pitbull, Leandro Costa, Lima.
Técnicos: Júnior Rocha, PC Gusmão e Roberto Fernandes.
Foram quatro competições disputadas na temporada. Campeonato Pernambucano (eliminado nas quartas de final para o Sport), Copa do Brasil (eliminação precoce para o Flu de Feira/BA na 1ª fase), Copa do Nordeste (eliminado nas quartas de final para o ABC/RB) e na competição mais importante para o clube no ano, Campeonato Brasileiro Série C, foi eliminado na fase de mata-mata – quartas de final – para o Operário/PR). Os torcedores viram o acesso à Série B ser adiado por, quem sabe, mais uma temporada.
Entra ano e sai ano e nada muda pelas bandas do Arruda. O ano foi trágico e para se esquecer. Agora, é planejar 2019 e torcer para que os erros desse ano não aconteçam na próxima temporada.
O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…
Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…
Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.