CAMPEÃS! TRICOLORES CONSAGRAM-SE VENCEDORAS INVICTAS DA TAÇA PERNAMBUCO DE FUT7

No último domingo (16), a equipe feminina de futebol 7 do Santa Cruz venceu a Taça Pernambuco de Fut7, ganhando todas partidas da disputa. O torneio consistia na participação de 5 (cinco) equipes, as quais disputavam o troféu pela modalidade em pontos corridos. O pódio teve a formação consagrada pelos times do Santa Cruz, Lions e Meninas da Vila, nesta ordem. A formação campeã fica por conta de: Allana, Talita, Soyane, Katlen, Priscila, Clécia, Mayara, Sindatche, Aline, Regiane, Lindinalva e Ana Cassia.

De acordo com a técnica Andreia Aragão, o campeonato seguiu, com bastante rigor, o protocolo de proteção estabelecido pela Federação Pernambucana de Futebol 7, devido à crise sanitária que estamos vivendo.

Andréia, que concedeu algumas informações ao Mercado do Futebol, treina a equipe coral há 5 (cinco) anos e tem passagem anterior pelo time feminino de Fut7 do Náutico. O Santa Cruz Feminino de futebol 7 existe desde a chegada da técnica e esta parceria rendeu 2 (duas) participações na Copa do Nordeste Feminina de futebol 7, incluindo, em uma dessas, o título de campeãs.

Por vencerem a Taça Pernambuco, as jogadoras poderão disputar a Copa do Nordeste de Fut7, que acontecerá em Aldeia – PE, em outubro entre as datas de 02 a 04 de outubro.

A realidade das meninas

Apesar de o futebol society estar em crescimento, existindo uma federação que organize disputas e times, as meninas tricolores nunca receberam nenhum tipo de remuneração para participarem dos campeonatos. De acordo com Andreia, existem projetos que almejam uma bolsa pela FPF7, mas que até agora nada foi aprovado.

Até 2019, as mesmas faziam seus treinamentos no campo society da Cia do Futebol, no bairro de Boa Viagem em Recife. Atualmente, para que os treinos aconteçam, as meninas dependem de organização de amistosos para seus aperfeiçoamentos.

Quanto à uniformização, as jogadoras obtém-los por conta própria. Em anos anteriores, o Santa Cruz emprestava padrões, mas que não identificavam a origem ou a modalidade do campeonato. Além desse antigo apoio, o clube apenas cedia espaço nas mídias sociais.

O Campeonato Feminino da Copa do Nordeste de Fut7, que acontecerá daqui a quase um mês, fornecerá às participantes a hospedagem e alimentação, porém requer uma taxa de R$2.000,00. A Federação está em planejamento para que seja arcado, do contrário, as meninas ficam de fora da disputa que conquistaram com tanto esforço.

Viver do esporte é complicado e desgastante até que se encontre uma grandiosa oportunidade. A dificuldade triplica quando se é mulher ocupando esses espaços; as tricolores do fut7 sentem isso na pele, mas não deixam de vestir a camisa pelo amor à modalidade. Deixamos aqui nosso agradecimento a toda equipe vencedora da Taça Pernambuco de Fut7; a Andreia Aragão, comandante do time e a Guilherme Camillo, assessor de impressa do Santa Cruz Fut7. Avante, meninas!

Imagens: Redes Sociais