Derrota para o Retrô pode comprometer calendário de 2023 do Santa Cruz

A goleada de 4 a 0 sofrida no último domingo contra o Retrô pode ter mais consequências no Santa Cruz e comprometer o calendário em 2023. Isso porque, com apenas mais duas partidas pela frente antes do mata-mata, o Tricolor não depende mais das próprias forças para terminar a primeira fase na ponta da tabela.

O posto da liderança para a equipe coral vale muito do qualquer vantagem para a próxima fase, uma vez que, pelo regulamento do Pernambucano, as duas vagas do estado para a Série D são distribuídas ainda na primeira fase. Com isso, as duas melhores equipes da competição – com exceções de Náutico e Sport, que estão em divisões superiores – participarão da quarta divisão em 2023. Sendo assim, o Tricolor dificilmente terá essa garantia.

Desta forma, além de ter perdido a liderança para o Retrô, que tem um jogo a menos, o Santa Cruz ainda pode ser superados pelo Salgueiro – com duas partidas a menos – ao término da primeira fase. Assim, o Tricolor do Arruda corre o risco de só ter calendário para o segundo semestre de 2023, sem depender dos rivais, caso consiga o acesso à Série C na atual temporada.

Além da vaga na D, a classificação do Pernambucano alcança outras competições. O primeiro lugar da fase classificatória também garante uma das três vagas de Pernambuco na Copa do Brasil de 2023; já para a Copa do Nordeste apenas o campeão tem presença garantida.