Floresta empata com o Volta Redonda e rebaixa o Santa Cruz para a Série D

Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Uma das equipes mais tradicionais do Nordeste, o Santa Cruz jogará a Série D novamente em 2022. A equipe tricolor, com apenas 11 pontos em 16 partidas disputadas na terceira divisão, precisava de uma grande combinação de resultados nas duas últimas rodadas para se manter na competição. Mas o pouco de esperança virou frustração já no primeiro jogo, com o empate por 1 a 1 entre Floresta e Volta Redonda.

Abrindo a penúltima rodada do grupo A da Série C, Floresta-CE e Volta Redonda se enfrentaram neste Sábado em Itaitinga-CE. Precisando da vitória para entrar no G4, o time do Rio de Janeiro propôs jogo desde o início, mas bateu num time muito bem armado por Leston Júnior (ex-treinador do Santa Cruz), que precisava apenas do empate para se manter na terceirona.

Aos 12 minutos da primeira etapa, Elielton, veloz atacante do Floresta, costurou a zaga do Voltaço e foi derrubado por Bruno Barra. Pênalti para os cearenses. Fábio Alves cobrou muito bem para inaugurar o placar. Depois do jogo ficar um período em estado morno, o aurinegro começou a pressionar, esbarrando na boa postura tática do Verdão da Vila.

A pressão do Volta Redonda surtiu efeito no início do segundo tempo. Aos 4 minutos, Pedrinho bateu uma cobrança de escanteio bem fechada, que acabou entrando. Gol Olímpico e gás novo para o tricolor de aço e também para o Santa Cruz, que torcia para virada. Mas, a pesar de toda pressão, que resultou na expulsão de Fábio Alves, autor do gol do Floresta, os comandados de Neto Colucci não balançaram as redes e o 1 a 1 permaneceu no placar. Festa para a equipe cearense, que garantiu a permanência na Série C em seu ano de estreia na competição.

Para o Santa Cruz, resta se reconstruir. O tricolor do Arruda já passou pela mesma situação 10 anos atrás, quando jogou a Série D pela última vez e começou uma etapa dourada em sua história, culminando com a volta à Série A e o título da Copa do Nordeste em 2016.

A equipe pernambucana, que vem de derrotas para Paysandu e Altos, fecha sua participação na terceirona visitando o Tombense e depois recebendo o Botafogo-PB. O Floresta visita a equipe do Ferroviário e o Volta Redonda recebe o Tombense.