O futebol nordestino liga o sinal de alerta com três rebaixamentos

Santa Cruz, Náutico e ABC tiveram seus rebaixamentos decretados na trigésima quinta rodada da Série B, o que reforça ainda mais a falta de planejamento dos times da região

 

As chances eram remotas de se salvarem e nesta rodada não teve jeito, três grandes do futebol nordestinos foram rebaixados a Série C do Brasileiro. Cada um tem sua história traçada de forma distinta, porém agora se juntam a outros clubes da região para tentarem retornar rapidamente a segunda divisão.

 

Santa Cruz:

 

Em 11 anos, a equipe por questões de organização passeou pelas quatro divisões do país e ainda teve a chance de ter o calendário encerrado em maio (caso não tivesse se classificado pelo Pernambuco), porém isso não ocorreu. Iniciamos por 2006 e o rebaixamento à Série B, no ano seguinte outro rebaixamento agora uma inédita participações na Série C, por incrível que pareça o clube centenário foi rebaixado pela terceira vez seguida e estreou um novo modelo de campeonato, a Série D do Brasileiro.

Por lá ficou até 2011 onde foi vice-campeão, após o acesso disputou a Série C em 2012 e 2013, neste ano foi campeão em cima do Sampaio Corrêa. Parecia que a casa se organizara, um pulo maior aconteceria, não em 2014, pois ficou pelo meio do caminho na Série B, mas no ano seguinte subiu de divisão em uma arrancada ao vice-campeonato do campeonato. Em 2016 retornou a Série A com pompa e circunstância com liderança no início da jornada, no entanto as dificuldades financeiras deixaram o time na zona de rebaixamento e rebaixado novamente.

Neste ano se esperava pelo menos a briga pelo acesso, o elenco não é tão ruim ao se analisar seus concorrentes, todavia a desorganização reinou e a torcida pagou o preço com mais um rebaixamento. O ano de 2018 é importante por motivos de eleição, Alírio Moraes terá seu candidato e verá um concorrente de muita força nos bastidores, Fábio Melo, é a chance de escolher pela renovação ou pela continuação de um trabalho que teve seus méritos, contudo teve seus deméritos.

 

Náutico: