Só em 2020, Santa perde do Náutico e encerra as atividades no ano de 2019
O Santa Cruz perdeu do Náutico nos Aflitos pelo placar de 3 x 1, os gols do Náutico foram marcados por Diego, Jean Carlos e Jhonnatan. Já o gol do Santa foi marcado por Dudu.
Primeiro Tempo
O primeiro tempo foi marcado por domínio coral, o Santa pressionava a saída de bola do Náutico porém criava poucas chances, o Náutico na sua segunda chegada após um milagre de Anderson, o escanteio foi cobrado e o zagueiro Diego cabeceou abrindo o placar. O Santa sentiu o gol e só chegou em uma falta cobrada por Charles que Jefferson defendeu com facilidade, aos 46 minutos Jean Carlos fez um golaço no ângulo e fez 2×0, assim encerrando o primeiro tempo.

Segundo Tempo
O segundo tempo o timba voltou com tudo e em 5 minutos ampliou o placar com Jhonnatan e fez 3 x 0 Náutico, com isso uma parte da torcida do Santa foi embora dos Aflitos e não viu Dudu aos 7 minutos fazer o gol coral. Depois disso foi apenas o Santa tentando e errando e o Náutico dominando o jogo e se classificando na liderança, enquanto o Santa eliminado em sétimo lugar está sem calendário e só atua em 2020.
Entrevistas
O goleiro Anderson falou em tom de despedida na saída do gramado: “Queria ter acesso não por mim, mas pela torcida do Santa Cruz. O clube não merecia estar nessa situação, mas infelizmente aconteceu. O futebol nem sempre é do jeito que a gente quer. Eles (Náutico) conseguiram os gols em alguns lances, não tem muito o que falar. Hoje não deu, mas agora é tentar ano que vem“.

Ele ainda falou sobre o futuro na equipe coral: “Não depende só de mim minha continuidade. Agradeço ao clube pelo ano que tive aqui, nunca pensei passar por essa experiência. Sempre agradeci também à torcida, pelo carinho que tiveram comigo. Pelo ano que consegui aqui, não sei como vai ficar. Vou conversar com meu empresário, minha família. Quero buscar coisas no futebol e tentei aqui. Peço desculpas por ter falhado“.
O meia Everton analisou assim o jogo: “Lutamos até o final, hoje tínhamos 60% de chance. Nos doamos, infelizmente existem coisas que o futebol não explica”.