Árbitra do jogo entre Santos e Corinthians tem histórico de erros, veja detalhes
Após a vitória contra o Ceilândia por 1 a 0, o Santos garantiu avanço na Copa do Brasil e volta às atenções para o Campeonato Paulista. O clássico contra o Corinthians no próximo domingo, além da importância para continuar sonhando com a classificação, também preocupa os torcedores do Santos. O jogo é válido pela 11ª rodada do Campeonato Paulista e o Santos é o 3º colocado no Grupo A, com 13 pontos, 1 a menos que Botafogo e Red Bull Bragantino.
A Federação Paulista de Futebol escalou a árbitra Edina Alves Batista, com o auxílio de Neuza Inês Back e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa. O VAR terá Adriano de Assis Miranda como responsável. Em 2022, a árbitra comandou o jogo entre Santos 0 x 3 São Paulo na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista. Durante a partida, Edina reconheceu ter errado em não apontar dois pênaltis durante o jogo, um em Marcos Leonardo e o outro em Ângelo.
Na ocasião, era o mesmo trio de arbitragem que estava em campo, com o VAR sob a responsabilidade de Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral. Após o jogo, o presidente Andres Rueda protestou e depois elogiou a Federação Paulista, que reconheceu os erros. “O Santos sempre batalhará por seus direitos. É importante a Federação Paulista reconhecer os erros e trabalhe para que isso não aconteça novamente. Erros como esses não podem acontecer.”
O histórico de erros da árbitra Edina Alves, se estende por outros jogos. Em 2021, pelo Paulistão, ela não assinalou pênalti no atacante Luciano do São Paulo, e assinalou outro inexistente contra e a favor do Novorizontino. No jogo entre Grêmio e Chapecoense pela Série B em 2022, não assinalou um pênalti para o Grêmio e o jogo foi vencido pela Chapecoense.
Edina é a principal árbitra brasileira, de 42 anos de idade, e tem atuações em todas as divisões do futebol brasileiro, futebol feminino, além de competições internacionais, como o Torneio de Toulon, na França e a Copa América.
(Foto: Thiago Ribeiro / AGIF)