Autuori não fica para 2020. Quem pode ser o próximo a dizer adeus?
O planejamento para 2020 do Santos está realmente de se preocupar. A declaração de Paulo Autuori na última coletiva afirmando que não permanece no time para a próxima temporada é algo que não se esperava e pior, pode ainda culminar na saída de outros profissionais do clube.
A saída de Autuori pode ser apenas a “porta aberta”, para outros profissionais santistas saírem. O nome de maior importância que pode dar adeus ao Santos no final da temporada é o treinador Jorge Sampaoli. O técnico fez uma temporada bem acima do esperado, com o elenco que lhe foi oferecido, e mesmo não tendo ganhado nenhum título, é unanimidade da torcida e de parte dos diretores santistas. Sampaoli também é admirador assumido do trabalho de Autuori, que desde sua chegada ao Santos, facilitou muito a relação com o presidente José Carlos Peres, com quem Sampaoli teve vários pontos de divergências depois da sua chegada ao clube.
Sampaoli ao menos, espera terminar a temporada para tomar sua decisão. O comandante santista quer no mínimo, já garantir o time na fase de grupos da Libertadores 2020, e também quer terminar com o vice-campeonato brasileiro, o que aumentaria a premiação que o clube receberia da CBF. Caso o treinador deixe o clube, os auxiliares Jorge e Carlos Desio, os preparadores Pablo e Marcos Fernandez, devem seguir o mesmo caminho, o que ainda pode ocorrer com o gerente de futebol Gabriel Andreata e o analista de desempenho Felipe Araya, que chegaram após o treinador ao Santos.
Pela saída de Autuori, o diretor William Thomas e o head scouting Everson Rocha, que chegaram ao Peixe no segundo semestre, também são nomes que podem não continuar no Peixe em 2020. Do elenco de gestão do time santista, as dúvidas são Renato, executivo de futebol e Jorge Andrade, atual comandante das categorias de base. O ex-jogador santista voltou recentemente às atividades no clube, como coordenador técnico e para 2020, pode inclusive ser promovido pelo presidente Peres, mas só deve continuar no Santos, com a certeza de apoio da gestão. No caso de Jorge Andrade, que chegou no Santos em outubro, sob a indicação de Paulo Autuori, o profissional já demonstrou que pode permanecer no elenco.