Cada vez mais longe do título?
O Santos perdeu para o Atlético MG por 2 a 0 na Arena Independência. O Santos está cada vez mais longe do título, contudo, a classificação entre os quatro primeiros da tabela é essencial para o time da Vila Belmiro.
O Peixe de 2018 ficou em décimo na tabela com 50 pontos e na partida contra o Ceará superou a campanha do ano anterior. Para 2019 o alvinegro se reinventou trazendo o técnico Jorge Sampaoli. https://www.gazetaesportiva.com/times/santos/santos-supera-campanha-de-2018-com-12-rodadas-de-antecedencia/
O técnico argentino trouxe uma nova filosofia para o clube tais como: propor o jogo, ofensividade e amor pelo balón. Durante o Campeonato Paulista e o 1° turno do Campeonato Brasileiro o Santos soube propor o jogo e buscar o gol a todo minuto assim o time chegou a liderar por quatro rodadas, porém, a equipe começou a cair de rendimento.
A oscilação do time em alguns jogos é inevitável, erros individuais foram os principais fatores que levaram a sequência ruins e pela obsessão da busca pelo gol mesmo que esteja no último minuto do segundo tempo faz com que o time jogue aberto e dê liberdade ao adversário para o contra-ataque.
Sampaoli raramente repete escalação e já comentou em uma coletiva sobre só escalar jogador que está 100% fisicamente no dia. Os oponentes aprenderam a forçar o erro do Santos e levar vantagem nos próprios.
Durante a sequência ruins de jogos houveram críticas ao treinador pela sua ousaria nas escalações, insistências em determinados jogadores e muitos torcedores começaram a desacreditar em um possível título de Campeão Brasileiro, mas, em momento nenhum a obrigação do time é ser campeão e sim permanecer no G4. Em 2020 o Santos colherá os frutos da veia vencedora que o argentino implantou nos jogadores, na comissão técnica e na torcida.