|

Camisa 10 do Santos pode ser aposentada

Antes de Pelé, 10 era apenas mais um número que ia nas costas de uma camisa de jogador de futebol. Depois do seu surgimento, a ‘camisa 10’, tornou-se a camisa do melhor jogador do time, a maior referência de qualquer time de futebol no mundo.

Com o falecimento de Pelé na última quinta-feira, a família do Rei, sinalizou o desejo de solicitar ao Santos, que não seja mais utilizada a camisa, que um dia foi de Pelé. Durante entrevista ao site ATribuna, Andres Rueda falou sobre a possibilidade, já que ‘suspendeu’ o uso dela, até que se tenha uma decisão oficial. “Enquanto isso, vou encaminhar ao Conselho para que seja aposentada definitiva ou não. O próximo presidente, se quiser, pode revogar.”

Em vida, Pelé nunca teve o desejo de que a camisa 10 do Santos fosse aposentada. Um dos seus desejos atendidos, e que seu funeral será no centro do gramado da Vila Belmiro, na segunda-feira, dia 2.

A discussão sobre uma possível aposentadoria da camisa 10 do Santos, vem de longe. O conselheiro efetivo Décio Couto Clemente, que também foi diretor de comunicação do Santos entre os anos 2000 e 2004, chegou a propor mudanças no estatuto, para tal feito.

“Apresentei a justificativa, lembrando que outros clubes europeus, já fizeram isso. O Santos pensou em fazer isso quando Pelé parou, mas não conseguiu, porque a Conmebol obrigava times e seleções a ter numeração do 1 ao 11, algo que não acontece hoje em dia.”

A matéria já chegou a ser aprovada no Conselho Deliberativo, mas não foi encaminhada ao bloco de alterações, que foi votado pelo associado do Santos em novembro. A homenagem que foi aprovada, foi a colocação da coroa, entre as estrelas, acima do escudo do Santos, em suas camisas.