|

Conheça mais sobre Rodrigo Marino, candidato à Presidência do Santos

Nós, do Mercado do Futebol, faremos entrevista com os pré-candidatos à presidência do Santos. O intuito é conhecer um pouco mais de cada candidato, seus planos e anseios para chegar ao cargo de mandatário santista. Neste sentido, nosso entrevistado é santista de nascimento e de coração, com passagem elogiável e admirável no Exército Brasileiro, onde é 1º Tenente, e atualmente é oficial da reserva do Exército Brasileiro, o que lhe proporcionou um aprendizado profundo sobre comportamento, planejamento estratégico, liderança e coesão com ideias e ideais. Rodrigo também tem formação acadêmica em administração de empresas e comércio exterior, MBA em Gestão estratégica de negócios.

MF – O que te faz acreditar que você está preparado para comandar um clube do tamanho do Santos, e com quem você conta para lhe dar respaldo e suporte para gerir a instituição Santos Futebol Clube?

Tenho formação acadêmica em administração de empresas, tenho uma carreira de mais de 20 anos fazendo gestão em empresas multinacionais e de grande porte no segmento de logística e transporte de valores, sempre ocupando posições de liderança, fazendo gestão de pessoas, gestão financeira e trabalhando com orçamentos maiores do que o orçamento do SFC. Esta experiência profissional, somada ao conhecimento que tenho do clube, onde ocupei posições no executivo e no legislativo me credenciam a ocupar com muita responsabilidade a posição de presidente do comitê de gestão do clube.

MF – O atual momento do clube é delicado na questão financeira, principalmente pela pandemia do novo coronavírus, fato este que deve ir até parte do próximo ano. Que ações você acha possível fazer, para que o clube sofra menos, na questão financeira, já que não tem a presença do público em campo, e tem que viver das rendas de TV, os patrocinadores e o programa Sócio Rei?

Precisamos trabalhar com muita criatividade o marketing no clube para suprir a perda da receita com bilheterias e alavancar outras fontes de receita. Vou trabalhar o marketing de maneira descentralizada, trabalharei com todos os profissionais de marketing esportivo do país e estes profissionais serão remunerados pelo SUCESSO de suas campanhas, desta forma o clube reduzirá um custo fixo de folha de pagamento e terá alavancada sua receita.

MF – A presença do público feminino nas arquibancadas é algo que sempre se tem muita reclamação, seja pelo risco de violência, ou pela estrutura que o clube oferece, principalmente vendo como os rivais da capital dão condições em suas arenas. Qual será sua ação que possa aumentar o número de mulheres nos jogos do Santos, dando segurança e conforto? Ainda sobre as mulheres, na sua gestão, elas terão espaço para participar na política do Clube?

Temos em andamento a aprovação para a construção de uma nova arena, este projeto resolveria todo o problema de estrutura, caso este projeto não vá a frente, precisamos urgente de uma modernização nas instalações da vila belmiro, precisamos melhorar acessos ao estádio, banheiros, com implantação de banheiros família e também melhoria nos bares e lanchonetes do estádio.
Com relação a presença de mulheres na vida política do clube, sou um grande incentivador, tenho um grupo que me apoia formado só por mulheres.

MF – As categorias de base do Santos sempre rendem ótimos resultados, e geram receitas com frequência, o que ajuda a manter a administração do clube, porém nos últimos anos, pouco revelou e não ganhou títulos, além de perder jogadores sem render nenhum centavo aos cofres do clube. O que você vê pode ser melhorado para que o Santos revele mais jogadores nos próximos anos e não perca jogadores sem retorno financeiro?

A categoria de base passará por uma reformulação 360 graus, construiremos uma estrutura moderna para o desenvolvimento do meninos da vila, uma estrutura de 1800 metros construídos que vão garantir aos nossos atletas totais condições para sua formação e desenvolvimento. Com relação a metodologia na formação dos atletas, iremos privilegiar e primar pela formação e desenvolvimento dos atletas, os técnicos das equipes de base serão medidos e avaliados pela evolução de desempenho dos atletas e não somente pelos resultados de jogos ou campeonatos.

MF – No Futebol Feminino, quais são os planos para dar melhores condições para a categoria? Será feito um trabalho para se ampliar categorias de base para o futebol feminino também?

Finalmente o futebol feminino será tratado com o respeito que merece. Já tenho uma parceria selada com a prefeitura de Cubatão e construiremos dois campos exclusivos para treinamento das sereias, estes dois campos com vestiários ficarão no parque cotia Pará em Cubatão, uma estrutura exclusiva para as Sereias da Vila.

MF – Uma fonte de renda importante para os clubes é o programa de sócio-torcedor. No Santos, o programa Sócio Rei atualmente tem pouco mais de 23 mil associados. Para ampliar este número e aumentar a receita, quais são os planos? O que poderá ser feito como benefício aos torcedores, a fim de aumentar a arrecadação?

O programa de sócio do SFC será totalmente remodelado e trará benefícios verdadeiros e atraentes aos associados. Já tenho conversas com a diretoria do clube portuários de santos no sentido de que o associado do SFC se torne sócio usuário da sede social do clube portuários de Santos. Um beneficio verdadeiro pra o associado do SFC. E isto é só o começo. Farei uma gestão dedicada ao associado e ao torcedor do santos.

MF – Nos últimos anos, o Santos fez várias contratações de jogadores que não vingaram, e fortunas foram pagas, sem contar, os compromissos que foram feitos, não cumpridos, e agora geram punições da Fifa. Como você pretende lidar com esses problemas que estão acontecendo?

Não existe outra solução que não seja a de pagar as dívidas que foram contraídas nas últimas gestões. Vou procurar credor a credor, me apresentar e negociar dívida a dívida, deixaremos de ser um clube caloteiro.

MF – A atual situação financeira do Santos é extremamente preocupante, onde inclusive o time já foi punido na Fifa, ficando banido de contratações, enquanto não acerte seus débitos. Na sua visão, como sair deste atual cenário?

Para sair deste cenário, em primeiro lugar precisamos parar de endividar o clube, equilibrar as contas, gastar menos do que se arrecada. Temos o orçamento de 2021 já aprovado pelo conselho deliberativo, vamos cumprir o orçamento previsto, a partir do cumprimento do orçamento começamos a ter totais condições de iniciar o pagamento das dívidas do clube, dívidas estas que hoje passam de 600 milhões de reais.

MF – A reforma da Vila Belmiro é algo que vários presidentes vem com projetos e propostas e o assunto não vai adiante, quando muito, poucas melhorias são feitas no Estádio, principalmente quando o time ou a gestão está em crise. Você tem algum projeto neste sentido? Qual a sua opinião neste caso, dando a entender que a “Reforma da Vila”, volta sempre para abafar as crises e problemas maiores do time?

A nova arena pode ser uma realidade nos próximos anos, temos um projeto maravilhoso apresentado pela W TORRE que provavelmente solucionará este problema, trata-se de um projeto arquitetônico maravilhoso e com viabilidade econômica muito interessante. Pela primeira vez acredito em um projeto de arena, o projeto me agradou tanto que procurei o presidente da portuguesa desportos em São Paulo e conversei sobre uma parceria para que o SFC mande seus jogos no Canindé durante a construção da nova arena. Fui muito bem recebido e o SFC já tem uma nova casa para mandar seus jogos durante a construção da nossa arena.

MF – O projeto Embaixada é uma ação de sucesso do Santos, que leva aos seus torcedores, principalmente no interior um pouco da história do clube, além de ajudar aumentar o número de sócio torcedores. O que você tem em mente para ampliar e melhorar o projeto?

As embaixadas terão apoio verdadeiro do clube, queremos que as embaixadas sejam verdadeiramente a extensão da vila belmiro nas várias cidades onde temos uma embaixada. Na reformulação do programa de sócios traremos novidades para as embaixadas.

MF – O Santos sempre foi muito famoso por reconhecer e prestigiar seus ídolos, inclusive muitos deles, com funções no clube, nas categorias de base e na parte promocional da marca Santos, e nos últimos anos, esta ação perdeu um pouco de sua força e importância. O que você pretende fazer a respeito desta situação?

Nossos ídolos representam nossa história e devem estar junto ao clube sempre. Com relação aos ex atletas voltarão a ter espaço no clube, seja de maneira profissional ou de maneira a ser reverenciado pelo que representou ao clube.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2020-12-01-at-08.16.06-1024x583.jpeg