Conmebol deve voltar com a Libertadores, com aval de todos os países
A última competição que faltava para recomeçar, agora tem a aprovação dos países de todos os clubes e as datas de reestreia estão definidas. O retorno das competições continentais receberão as aprovações de Argentina Uruguai, últimos países que faltavam ter as aprovações, com relação ao protocolo sanitário exigido pela entidade máxima do futebol sulamericano.
A decisão dos governantes argentinos foi oficializada hoje, enquanto a do Uruguai, deve ser formalizada nesta quarta-feira, já que hoje é feriado no país, e o documento necessário para formalizar a aprovação dos protocolos não foi enviado. A aprovação do governo brasileiro saiu no último dia 17, com algumas observações feitas pela Vigilância Sanitária vigente.
A Conmebol conseguiu liberação para os vôos dos clubes, para a condução de jogadores e comissão técnica, já que os vôos comerciais estão suspensos entre os países. Ficará por conta da Conmebol as custas dos vôos fretados das equipes visitantes. O protocolo deve ter rígidos controles das delegações dos clubes antes das viagens, durante e ao retorno das delegações visitantes, que não poderá ser superior a 72 horas após a saída de suas concentrações.
Outra imposição do protocolo será os testes de coronavírus com frequência. Jogadores e funcionários do clube se recusar a testar para Covid-19, não serão liberados para participar da partida. O retorno da Libertadores está previsto para o dia 15 de setembro, com Jorge Wilstermann x Athletico/PR e Santos x Olimpia/PAR. Já a Sulamericana deve voltar apenas no dia 27 de outubro.