Depois do vice da Libertadores, é hora de ‘desenhar’ 2021 e resolver pendências

Após a derrota nos instantes finais na Taça Libertadores da América para o Palmeiras por 1×0, o time do Santos terá a difícil missão de retomar no Brasileirão a oportunidade de voltar na competição continental em 2021. Com 45 pontos na tabela e em 11º lugar empatado com Athletico, Ceará e Corinthians, o Santos viu o G6 virar G8, já que com a conquista da competição continental, o Palmeiras garantiu vaga automaticamente, e o Grêmio, atual 7º colocado, está na final da Copa do Brasil e deve levar a vaga pela competição, já que seu adversário é o Palmeiras.

Como já noticiamos no Mercado do Futebol, o Santos terá que fazer uma reta final brilhante, já que o quinto colocado é o Fluminense, com 53 pontos. Além de tentar buscar a vaga na competição sulamericana, o Santos terá algumas pendências para resolver, principalmente na questão financeira. A primeira pendência a ser resolvida é a dívida com o Huachipato, na contratação do atacante Soteldo, que sendo paga, tira a punição imposta pela Fifa, que impede o Santos de registrar novos jogadores. Um acordo já foi feito com o Huachipato, mas ainda não foi sacramentado, por vontade do próprio Soteldo, que pretende ficar no Brasil e não voltar ao Chile.

Outra situação a ser resolvida é a questão com o técnico Cuca, para garantir sua permanência para a temporada 2021. Inicialmente, o treinador tem contrato com o Santos até o final do Campeonato Brasileiro, e o presidente Andres Rueda tem interesse claro em renovar o vínculo com Cuca, mas as conversas não se iniciaram, pelo fato do time estar concentrado para a final da Libertadores. O atual bom relacionamento e o ganho de confiança na palavra da diretoria devem pesar a favor de uma renovação, que certamente terá um projeto bem interessante para a manutenção do treinador.

Outra ação que deverá ser feita, é a reposição na zaga e no meio campo, após as saídas de Lucas Veríssimo, que foi para o Benfica/POR e Diego Pituca, que se transferiu para o Kashima Antlers/JAP. No atual cenário, os dois jogadores são titulares absolutos, de total confiança do técnico Cuca, o que fará o Santos ir ao mercado para buscar novos nomes, mesmo tempo jovens talentos despontando, como Alex Nascimento e Wagner Leonardo na zaga, além de Vinícius Ballieiro e Sandry no meio campo.

Filipe Dias

Editor-chefe do MF. Paulista de São Paulo, Mineiro de Guaxupé, fundador da GuaxuPeixe, Torcida do Santos em Guaxupé e Setorista do Santos FC.

Últimos Posts

Promessa do Botafogo encerra ano de protagonismo na base e alcança primeira convocação para a Seleção

O Botafogo segue atento ao surgimento de mais uma promessa formada em General Severiano. Aos 15 anos, o atacante Bernardo…

18 de dezembro de 2025

Portuguesa anuncia atacante formado no Inter e que estava no futebol espanhol, conheça

A Portuguesa oficializou a chegada do atacante Matheus Cadorini, de 23 anos, para compor o elenco na temporada de 2026.…

11 de dezembro de 2025

Com passagens por Vasco e futebol chinês, Jadson Cristiano é contratado pela Portuguesa-RJ

A Portuguesa-RJ oficializou a chegada do zagueiro Jadson Cristiano, de 34 anos, para a temporada de 2026. O defensor passa…

9 de dezembro de 2025