Em detalhes, médico santista explica protocolo de retomada das atividades

O retorno às atividades está próximo para os clubes paulistas e, para o Santos, não poderia ser diferente. O coordenador do departamento médico do Santos, Ricardo Galotti apresentou o protocolo que determina todas ações para a retomada das atividades no CT Rei Pelé, nos próximos dias. Os jogadores devem passar pelos testes de covid-19 esta semana, para que na próxima semana, aconteça a possível retomada.

Em entrevista à Santos TV Galotti falou a jornalistas e torcedores sobre as ações. “Provavelmente a gente vai começar com testes nessa semana. Após a liberação do Governo Estadual e Prefeitura, que possamos retomar os treinos. A gente tinha feito u protocolo já, estamos totalmente preparados. Vamos começar com uma desinfecção no CT. A partir da data do retorno, faremos dois dias antes. Todos os atletas serão submetidos aos exames, o PCR, também dois dias antes. E faremos sorologia de todos os atletas. Todos os funcionários serão testados também. Não adianta testar atletas e quem trabalha no clube não”.

O médico santista também falou a respeito da continuidade dos testes. “Repetiremos a sorologia uma vez por semana. Atletas respeitarão o distanciamento, sem o vestiário. Terá o kit individual para cada atleta e alimentação para o treinamento. Nessa primeira fase, não liberaremos o refeitório também. Todos usarão máscara e a viseira, álcool em gel em tudo. São muitos dispensers instalados no CT. Pensamos em fazer atendimento de três a cinco atletas. Vamos escalonar o horário. Quando o atleta adentrar, responde questionário, febre, tosse, alteração de olfato ou paladar… Os que apresentarem febre de mais de 37,5ºC serão afastados. Tivemos a orientação de um infectologista (Gustavo Pasquarelli), vai nos ajudar bastante. Veio no CT, mostramos o protocolo e ele aprovou. Nos baseamos no da CBF, e adaptamos à nossa realidade. E de acordo com os próximos passos, vamos flexibilizando ou alterando”.

Dentre os atletas do Santos, um fez contato com o departamento médico do clube, relatando estar com os sintomas do novo coronavírus, mas sua identidade é mantida em sigilo. “Teve um atleta que pediu auxílio. Não vamos citar, mas já. Fizemos a testagem, o PCR e a sorologia. Tinha sintomatologia, tinha familiar testando positivo. Fizemos outros exames e estamos monitorando. Só não vamos falar o nome.”

Entre jogadores, funcionários, comissão técnica e familiares, a lista a serem testados passam de 80 pessoas, que devem fazer o exame nos próximos dias, além da base do futebol feminino. “Toda base será testada da mesma forma do profissional. Todas as medidas de segurança serão realizadas na Vila Belmiro ou onde eles ficam. Instalamos dispensers de álcool em gel e sabonete líquido igual ao departamento profissional Mesma linha de trabalho.”

Quanto as adequações, os exemplos foram em cima dos modelos europeus e também foi usada referências de Flamengo e Grêmio, que já retomaram suas atividades. “Vimos tudo o que fizeram e tentamos adequar. Estão um passo na frente, retomaram jogos, passaram por algumas dificuldades. Entrei em contato com médicos do Grêmio e Flamengo, conversamos bastante. Realidade mais próxima da nossa que da Europa”. Achamos que vai dar certo.”

Sem entrar nos gramados desde o dia 14 de março, quando foi derrotado para o São Paulo, no Campeonato Paulista, o Santos lidera seu grupo na competição com 15 pontos e está próxima a garantir sua classificação na próxima fase. Já na Libertadores, o Peixe tem 100% de aproveitamento e também lidera seu grupo, com 6 pontos em dois jogos.

Filipe Dias

Editor-chefe do MF. Paulista de São Paulo, Mineiro de Guaxupé, fundador da GuaxuPeixe, Torcida do Santos em Guaxupé e Setorista do Santos FC.

Últimos Posts

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025

Hulk fala sobre saída de Igor Rabello do Atlético e destaca profissionalismo do zagueiro

Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.

18 de agosto de 2025