Em épocas de dificuldade, sempre a base oferece as soluções no Santos

Depois de uma semana que o surto de Covid-19 atacou o elenco do Santos e 10 jogadores foram afastados, mesmo que assintomáticos, a solução mais uma vez, está vindo da base, já que o time está punido e não pode contratar. Para a partida contra o Internacional o Santos perdeu cinco jogadores do meio campo, sendo três titulares e os outros dois, reservas imediatos, que testaram positivo para Covid-19. A preocupação ficou evidente por todos, já que o setor, é o que tem mais problemas atualmente, e menos convence nos jogos, e a solução foi usar jogadores pouco usados e lançar novos nomes da base.

Como na Vila Belmiro, o ‘raio sempre cai várias vezes no mesmo lugar’, os jogadores que foram lançados titulares no meio campo, Ivonei, que durante a temporada foi pouco utilizado e Vinicius Balieiro, que fez sua estreia no profissional, fizeram uma partida consistente, digna de elogios por todos, e o Santos saiu vencedor do jogo contra o líder da competição por 2 x 0, com uma lista de 15 desfalques, entre titulares, reservas e comissão técnica.

A escalação de Ivonei, de 18 anos, não chegou a ser tão surpresa, pois o jogador já trabalha com o elenco principal desde o início da temporada, mas só entrou em algumas partidas, na reta final delas e nunca tinha feito uma partida desde o início. O jogador atuou ao lado de Felipe Jonatan, improvisado no meio campo e foi o autor do primeiro gol do Santos, após cobrança de falta. A mais surpreendente foi a estreia como profissional de Vinicius Balieiro, de 21 anos, já que fez seu primeiro treino com o elenco profissional dois dias antes do jogo em que já estreou como titular no time santista, e terminou o jogo, sendo um dos destaques da partida.

Segundo o auxiliar técnico Marcelo Fernandes, a ideia da escalação foi alcançada em comum acordo. “Ideia foi de todos. Chegamos no trabalho para pensar em um time depois de perdermos muitos jogadores no setor. Estávamos vulneráveis na cabeça da área, e Vinicius Balieiro vinha atuando muito bem no sub-23. Trouxemos ele, pensamos na estratégia e funcionou. Ele correspondeu e, assim como todos, fez grande partida.” O jogador atuou na função do titular absoluto, Diego Pituca, único jogador até o momento que tinha jogado todas as partidas na temporada.

Para o próximo compromisso, contra o Athletico no sábado, às 19h00 na Arena da Baixada, o auxiliar técnico Marcelo Fernandes tem a possibilidade de manter os jovens no time, caso os titulares não estejam liberados para atuar, devido o afastamento por Covid19. O único retorno que deve acontecer é do atacante Yeferson Soteldo, que está servindo a Seleção da Venezuela nas eliminatórias para a Copa do Catar.

(Foto: Ivan Storti/Santos F.C.)